Portal da Cidade Registro

Literatura

Poemas viscerais para mulheres que lutam!

Com versos autobiográficos, atriz registrense Graziela Barduco dialoga com escritoras como Cora Coralina e Conceição Evaristo sobre depressão e esperança

Publicado em 19/10/2022 às 08:57
Atualizado em

As dores da alma de Graziela Barduco encontraram desafogo na poesia. Foi por acreditar no poder da escrita curativa que nasceu Sutil Leveza, quinto livro da atriz e escritora de Registro – cidade localizada no Vale do Ribeira (SP). Quase como um grito pessoal de liberdade, a autora decidiu compartilhar a própria história, em versos, para acolher a quem também passa por momentos de angústia. São poemas sinceros e viscerais dedicados primordialmente às mulheres.
O lançamento, que leva o subtítulo O que na alma pesou, em verso se libertou, contempla 96 textos, escritos entre 2018 e 2022. Eles narram momentos sombrios marcados pela depressão, ansiedade e depreciação.
Os versos tratam não somente de dúvidas, falhas e anseios, mas também expõem a relação íntima da autora com a literatura. Ela dialoga com nomes femininos admiráveis, como Cora Coralina e Conceição Evaristo, que representam resistência, luta e esperança em um mundo feito para oprimir.
 
Ao tentar desafogar
Tanta coisa de minh’alma
Sempre sem perder a calma
Procurei dialogar
Tanta coisa pra falar
Fui profunda e me abri
Contei tudo o que senti
Fui na busca do diálogo
Ao buscar por um análogo
Num monólogo caí. 
(Sutil Leveza, p. 118)

Dividido em quatro capítulos, os textos convidam o leitor a imergir no próprio íntimo. Graziela se apresenta, em uma conversa amigável de identificação, e conduz a leitura a palavras de esperança e leveza, ao introduzir a poeta Cora Coralina. Já a terceira fase é mais ácida, dedicada a Mariana Ferrer – modelo brasileira vítima de estupro em 2018. O livro finaliza com palavras a Conceição Evaristo, que acompanham poemas sobre o encontro com o “eu mulher” em representação à maturidade.
Rimados, os poemas possuem formato que empresta muito da literatura de cordel e das cantigas infantis, que são a especialidade da atriz – mestre em Artes da Cena e pesquisadora do universo lúdico no teatro. Antes de virar um único livro, alguns dos poemas foram utilizados em obras colaborativas com dois movimentos literários femininos: Teodoras do Cordel e o Mulherio das Letras.

Ficha Técnica:
Título: Sutil Leveza: o que na alma pesou, em verso se libertou
Autora: Graziela Barduco
ISBN: 978-65-88454-62-6
Editora: Edições & Publicações
Páginas: 126 páginas
Preço: R$ 40,00 
Link de venda: site da autora

Sobre a autora: Graziela Barduco é escritora, atriz e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. É autora dos livros "Na Rima da Menina" (editora Versejar), "Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos" (editora Feminas), e os infantis "A Menina e o Pé" (editora Guismofews) e "O Sapinho e o Bumbum" (editora Historinhas pra Contar).
Diretora e fundadora da Cia Cordiais, companhia de teatro, Graziela também é pesquisadora das artes da cena, com foco no teatro infantil em conexão com a cultura popular brasileira. É ativa nas causas feministas na literatura, com participação nos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, além de ocupar a cadeira 185 da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências Alpas 21 e ser membro número 109 da Academia Internacional de Literatura Brasileira.
Redes Sociais: 
Site: www.grazielabarduco.com.br

Fonte:

Deixe seu comentário