Portal da Cidade Registro

SESC

Programação do SESC SP se mantém disponível no ambiente digital

Sesc São Paulo reforça suas iniciativas na internet para o público explorar leituras, seleções musicais, receitas, webdocumentários, aplicativos no celular

Publicado em 27/03/2020 às 07:03

O Sesc São Paulo, que já tem atuação presencial ampliada na Internet, reforça, ainda mais, o convite o parao público acompanhar sua programação digitalgratuita neste tempo em que somos todos convocados a ficar em casa, em prevenção à disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19). As ações seguem ativas nas redes sociais, além da instituiçãojá ter disponível um acervo de destaque com caráter multidisciplinar, audiovisual e textual. 

No portal SescSP, nas suas redes sociais e plataformas de streaming os mais diversos públicos podem aprofundar suas vivências e os conhecimentos oferecidos pelo Sesc por meio de conteúdos editoriais exclusivos e produzidos especialmente para o meio digital, como webséries, podcasts,ensaios e artigos assinados por destacados profissionais de diversas áreas do conhecimento.  

Outro destaque é a programação do SescTV – canal criado e mantido pelo SescSP disponível para todo o Brasil – com estreias no mês de abril e com conteúdosondemand para se assistir on-line, a qualquer momento. É uma oportunidade para descobrir, aprender e apreciar documentários, espetáculos de música e de dança, entrevistas e debates sobre os mais variados temas da cultura sem sair de casa.  

Ao desenvolver suas ações on-line, assim como faz em suas unidades, o Sesc tem o objetivo de estimular aprendizados, vivências e a formação cidadã por meio da cultura, com ênfase na educação não-formal. Reafirma, assim, o compromisso com a qualidade de vida do cidadão. 

Qualidade de vida 

Além de explorar livremente os canais da instituição, o público pode também acompanhar alguns destaques da programação on-line que são publicados no Portal SescSP e no perfil de suas unidades nas redes sociais.

Entre eles, vídeos incentivam o público a rever as rotinas e hábitos e a percorrer uma trilha de aprendizado, lúdica e com interações artísticas. Esse o caso da playlistNova Rotina, Novos Hábitos, que apresenta treino funcional, exercícios em família e yoga. O documentário O Tamanho que o Planeta énos conduz aos caminhos da mata na cidade. Na seleção abaixo, vídeo com contadores de histórias, publicações sobre alimentação e saúde, conteúdo para crianças e um especial sobre o gênero musical do choro. 

Destaques: 

Alimentação 

Sabor sem desperdício

sescsp.org.br/playlistreceitas

Comer uma comida nutritiva e gostosa é um cuidado importante para a saúde e também aquece o coração. E agora que as alternativas para se alimentar estão mais dentro de casa do que na rua, por que não testar novos pratos? Se liga então na série de vídeos Sabor sem Desperdício, do Mesa Brasil. São receitas que, além de saborosas, aproveitam o alimento por inteiro: da semente à casca!

Saúde

Lava Outra, Lava Uma

sescsp.org.br/lavaoutralavauma

Duas medidas são essenciais para conter a disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19): ficar em casa e lavar sempre as mãos. As crianças do Projeto Curumim fizeram um vídeo ensinando como lavar as mãos bem direitinho para se proteger.

Música

Panorama do Choro

sescsp.org.br/panoramadochoro

Fadado ao insucesso futuro proclamado por Jacob do Bandolim em 1953, o choro pode até agonizar, mas não morre. O primeiro fruto sonoro da nossa urbanidade perdeu lugar de destaque nas rádios no início do século XX, mas sobrevive nos quintais, nos bares, nos bairros, em todos os cantos do Brasil. Muitos dos responsáveis por essa sobrevida estão contemplados no DVD Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, novo lançamento audiovisual do Selo Sesc. Saiba mais sobre o projeto e assista ao trailer diretamente no Portal.

Criança

Para Ouvir e Brincar Junto

Ciclo Educar Hoje

sescsp.org.br/ouvirebrincar

Agora que muitas crianças e adultos estão tendo a oportunidade de brincar e conviver juntos em casa, o poeta e educador Severino Antônio empresta sua sabedoria na arte da escuta para que a gente possa exercitá-la com os pequenos. Para a trilha sonora da brincadeira, trazemos a playlist do Selo Sesc “Música para crianças”.

Esporte e atividade física

Nova Rotina, Novos Hábitos

sescsp.org.br/novarotinanovoshabitos

Paramos de circular, correr atrás de ônibus, fazer ginástica, subir escadas do metrô, passear. Mas o nosso corpo continua o mesmo: pede movimento! Os educadores de atividade física das unidades do Sesc compartilham com seus alunos e alunas – e público em geral - maneiras de se manterem ativos e conectados – e cada um em sua casa! Tem treino funcional, exercícios em família, yoga, ginástica... São atividades para todo mundo praticar dentro dos seus limites.

No Instagram, a@esportesescsp é uma página dedicada a conteúdos esportivos que oferece dicas, aulas e informações sobre esporte e atividade física para um dia-a-dia com bem-estar e qualidade de vida. 

Meio Ambiente

O Tamanho que o Planeta É

sescsp.org.br/tamanhodoplaneta

Pegar fruta do pé, brincar na terra, descobrir de onde vem a couve, provar o gosto do cambuci. O que todas essas experiências têm a nos ensinar, para além do que se vê nos livros ou nos quadros-negros da escola? O documentário ‘O tamanho que o planeta é’ crava os pés na terra para traçar, entre as trilhas da mata e da cidade, reflexões sobre educação, infância e natureza. Assista ao documentário, também disponível com recursos de audiodescrição, libras e legendas.

Endereços do Sesc São Paulo para explorar na Internet:

Portal Sesc

https://www.sescsp.org.br

Sesc TV

https://www.sesctv.org.br/

Revista E

https://www.sescsp.org.br/revistae

RevistaZumbido / Selo Sesc

https://www.sescsp.org.br/zumbido

Instrumental Sesc Brasil

https://www.instrumentalsescbrasil.org.br

Acervo de vídeos Centro de Pesquisa e Formação /Sesc

sescsp.org.br/aulascpf

Sobre o Sesc

Mantido e administrado pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc – Serviço Social do Comércio - é uma instituição privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores destes setores e suas famílias.

Ao longo de sua história, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito deu-se por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a diferentes públicos, em diversas faixas etárias e variados estratos sociais. Isso significa oferecer uma grande diversidade de atividades e, efetivamente, contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

No estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 40 centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infanto-juvenil, à terceira idade, ao turismo social e às demais áreas de atuação. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação não-formal e permanente, com o intuito de valorizar seus públicos, ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.


Fonte:

Deixe seu comentário