Portal da Cidade Registro

Cultura

Projeto Iguape - Patrimônio Nacional é lançado oficialmente

Iguape possui o maior casario colonial preservado de SP É considerado pelo IPHAN o primeiro conjunto urbano o estado de SP

Publicado em 08/04/2021 às 08:11

Iguape possui o maior casario colonial preservado do Estado de São Paulo e seu Centro Histórico e o entorno foram tombados em 2009, sendo considerado pelo IPHAN, o primeiro conjunto urbano do Estado de São Paulo

Projeto contemplado pelo Edital Proac No 35/2020 Vale do Ribeira ─ Programa Vale do Futuro, Iguape – Patrimônio Nacional, foi lançado oficialmente, no dia 30 de março de 2021, nas redes sociais.

Iguape – Patrimônio Nacional, será o nome de um livro digital sobre a importância do núcleo urbano histórico e paisagístico de Iguape dentro do contexto patrimonial do Brasil.

O município de Iguape possui o maior casario colonial preservado do Estado de São Paulo e seu Centro Histórico e o entorno foram tombados em 2009, sendo considerado pelo IPHAN, o primeiro conjunto urbano do Estado de São Paulo como Paisagem Cultural.

O tombamento da cidade pelo IPHAN, colocou a cidade no mapa das discussões do patrimônio nacional e, desde então, vem aumentando o número de visitas de estudantes do ensino médio de várias escolas do estado para estudo de meio e, também, de turistas interessados pela beleza histórica, cultural e ambiental do município.

A iniciativa e organização do projeto é de Anísia Lourenço Mendes com a colaboração técnica de: Eliana Rocha e Henrique Monteiro (Casa do Farol Editora) na assessoria de comunicação e revisão de textos, Fernanda Castanho no projeto gráfico e diagramação, Leone S. Silva Junior na pesquisa e fotos e Lilian Rochael elaboração dos textos e edição final.

O livro a ser executado no prazo de doze meses, será composto de apresentação da história, do modo construtivo com fotos coloridas e em branco e preto e com informações de roteiros turísticos dos principais casarões tombados pelo IPHAN e CONDEPHAAT, e servirá tanto para o público acadêmico, estudantes e turistas, bem como para os monitores e guias de turismo locais como um material de capacitação e uma excelente fonte de informações sobre o patrimônio histórico cultural de Iguape.

O livro será disponibilizado gratuitamente em várias plataformas digitais.

Mais informações sobre o projeto “Iguape ─ Patrimônio Nacional”, visite as redes sociais:

Facebook: @iguapepn Instagram: @iguapepn

E-Mail: iguapepatrimonionacional@gmail.com


Fonte:

Deixe seu comentário