Portal da Cidade Registro

Poesia

Roda de Poemas terá Mulheres Negras na Biblioteca e poetas do Vale do Ribeira

Atividade do Sesc Registro acontece neste sábado (dia 18), com mediação das escritoras negras Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves.

Publicado em 17/03/2023 às 10:54

Atividade do Sesc Registro acontece neste sábado (dia 18), com mediação das escritoras negras Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves.

Sábado (18/03) é dia de uma intervenção artística e literária recheada de poesia no Sesc Registro. Começa às 17h a Roda de Poemas, com apresentação do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca e mediação de duas grandes poetas negras brasileiras: Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves, ambas de São Paulo. Participam da atividade como convidadas cinco mulheres poetas do Vale do Ribeira, trazendo suas vivências e produções literárias diversas. A Roda de Poemas faz parte da programação especial do projeto “Conversando sobre a Diversidade: Mulheres Plurais” que a unidade do Sesc realiza durante o mês de março. 

Com a Roda de Poemas, o coletivo busca resgatar uma manifestação artística que já acontecia na cidade de São Paulo na década de 1980 e que, nos últimos anos, voltou a se destacar na cena cultural paulistana. No Sesc Registro, a atividade vai proporcionar troca de experiências entre as escritoras e a nova geração de poetas negras do Vale do Ribeira e também com o público participante. Além de poemas, a dinâmica conta ainda com rodada de cantigas autorais.

A atividade é gratuita, só chegar na Marquise do Sesc Registro. Haverá tradução em Libras.

Sobre as participantes

Esmeralda Ribeiro é jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Faz parte dos coletivos Quilombhoje e Escritoras Negras Flores de Baobá. É uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros e incentiva a participação da mulher negra na literatura. Tem trabalhos publicados em antologias no Brasil, incluindo Cadernos Negros, e no exterior.

Miriam Alves é poeta, contista, ensaísta e romancista, tem dez livros individuais publicados e participação em várias antologias nacionais e internacionais. Integrou o Quilombhoje, ministrou palestras na Áustria e nos EUA e curso de literatura negra brasileira na Universidade do Novo México e na Middlebury College. O segundo romance, Maréia, foi lançado em 2019 na FLIP; em 2021 publicou Juntar pedaços (Editora Malê); e em 2022 foi publicado “Poemas reunidos” e “Miriam Alves Plural - Teoria, ensaios críticos e depoimentos” (Editora Fósforo). 

Vanessa Cruz é percussionista, arte-educadora, capoeirista. Integrante do bloco Ilú Obá de Min há 12 anos, participante de alguns projetos musicais como Elza Soares, A Mulher do Fim do Mundo, espetáculo Levante Mulher, Circuito Sesc de Artes, projeto Pedagoginga – Cultura Negra dentro das escolas, entre outros.

Natasha Alves é antropóloga, educadora social e arte-educadora, percussionista, doula e terapeuta integrativa rendida pelos saberes, rezas, e práticas populares das mulheres nossas.

Camila Araújo é mediadora de leitura, produtora cultural, curadora e criadora de conteúdo digital no coletivo Mulheres Negras na Biblioteca. Bibliotecária, graduada em Biblioteconomia pela ECA USP e técnica em Administração pela ETEC Cidade Tiradentes. Articuladora sociocultural, participa de movimentos de cultura do bairro, como a Festa Literária de Cidade Tiradentes.

Carine Souza é mediadora de leitura, curadora e produtora cultural, criadora de conteúdo digital e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Revisora e preparadora de textos, certificada pela Universidade São Judas Tadeu e pela Universidade do Livro (Editora Unesp), onde também cursou produção editorial. Tem formação técnica em Biblioteconomia e estuda Letras.

Mih Chilena é escritora, tem três livros publicados, contadora de histórias e lendas, oficineira de abayomi e turbantes para adultos, idosos e crianças, trabalho que apresentou nos programas Encontro com Fátima Bernardes e É de casa, ambos na rede Globo. Já ministrou oficinas para o Sesc Registro, CRAS, CREAS, Sete Barras (Consciência Negra), Quilombo Nhunguara e Senac.

Miss G é residente de Juquiá, compositora e poeta. Atua como cantora em Cica Sound System e se apresenta com vários outros coletivos de Sound System em São Paulo (SP). Em suas composições e poesias, conta sua realidade como mulher e mãe.

Kelly Cena participa de saraus desde 2016. Tem a obra “O medo antes de ser expressão” publicada no livro Futuro e Memória - Escrevivências do Vale do Ribeira. Em 2020 teve o poema “O ato de escrever” publicado na antologia poética Poesia Livre 2020. Em 2022 participou do 10° Fli e da 7ª Semana Senac de Leitura. Em 2023 participou da leitura e dramatização Ambivivências - com Kelly Cena e Mariana Cabeça, na Fábrica de Cultura 4.0 Iguape. Tem dois projetos aprovados pelo ProAC: Ambivivências e Festival Tudo Nosso. 

Daniela Joana de França é quilombola do (Quilombo de São Pedro/Eldorado, graduanda em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná e concluinte do curso de Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Participa e é articuladora do Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta desde 2019 e ocupou o cargo de secretária na Associação Quilombo de São Pedro. 

Vaniely dos Anjos é poetisa e feminista, professora e bióloga em formação. Articuladora do Coletivo Mulheres Quilombolas na Luta e atuante na Associação dos Remanescentes de Quilombo São Pedro. Membra do Grupo Cultural Puxirão Bernardo Furquim, do grupo de comunicação do Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira e do Coletivo de Mulheres da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).



Acompanhe a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/


Serviço:

Sesc Registro - Projeto Mulheres Plurais


Intervenção

Roda de Poemas 

Com Poetas do Vale do Ribeira, apresentação do Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca e mediação das escritoras Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves.

Dia 18, sábado, 17h

Marquise

Livre – Tradução em Libras


Fonte:

Deixe seu comentário