Portal da Cidade Registro

kkkk 100 anos

Série “Espie Só: que história é essa?” revela memórias do Vale do Ribeira

A produção audiovisual do Sesc Registro está resgatando, registrando e compartilhando lembranças, curiosidades e acontecimentos

Publicado em 29/09/2022 às 10:22
Atualizado em

Produção audiovisual do Sesc Registro tem episódios lançados semanalmente, destacando histórias individuais e coletivas relacionadas ao prédio centenário da unidade, ao rio Ribeira de Iguape e ao território do Vale do Ribeira.

Tem muita história sendo contada na série audiovisual “Espie Só: que história é essa?” que o Sesc Registro está produzindo e veiculando como parte da programação especial que celebra o centenário do conjunto arquitetônico onde a unidade está instalada. O prédio, implantado em 1922 pela companhia japonesa Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK), serviu inicialmente como um centro fabril (engenho de arroz), comercial (armazéns gerais) e de apoio à colonização japonesa no Vale do Ribeira.

Ao longo do século, a edificação passou por várias fases, ocupações e funções até se tornar, em 2016, o prédio do Sesc Registro. Tombado como patrimônio histórico, o complexo arquitetônico sempre teve destaque na paisagem urbana do município de Registro e reconhecida importância histórico-cultural para a região.

A produção audiovisual do Sesc Registro está resgatando, registrando e compartilhando lembranças, curiosidades e acontecimentos que se relacionam tanto com a trajetória secular do prédio como também com o rio Ribeira de Iguape e o próprio território do Vale do Ribeira.

Lançados semanalmente nas redes sociais do Sesc Registro, os episódios trazem à tona memórias afetivas relatadas por pessoas e famílias de Registro e região, como, por exemplo, histórias do tempo da infância, quando se brincava na palha de arroz acumulada no antigo engenho ou quando se jogava bola e praticava educação física no “calçadão” que existia em frente ao prédio.

Tempo em que a criançada se divertia no trólei que corria sob a varanda que havia entre o engenho e os armazéns ou,  ainda, se aventurava pulando do “trapiche” do KKKK para nadar no Ribeira. Rio onde as pessoas pescavam, se divertiam, se locomoviam, transportavam de tudo. Era em sua margem que ocorriam as chegadas e partidas em torno das balsas, lanchas e vapores que movimentavam a região.

Também era nesta área do centro velho de Registro que acontecia a agitada dinâmica comercial envolvendo o mercadão e as tradicionais casas de secos e molhados. São apenas alguns entre os diversos fragmentos de memórias que o “Espie Só: que história é essa?” está registrando, formando um mosaico de experiências, sentimentos e momentos vividos em torno de um patrimônio histórico centenário, de um rio que também conecta e conduz histórias regionais e de um território diverso e plural que integra diferentes povos e culturas. Além de realidades e tempos idos, a série conta histórias de personagens locais, famílias, comunidades e suas relações, levanta fatos curiosos e traz recortes de períodos e episódios que marcaram a cidade e a região.

Estão disponíveis os episódios que trazem relatos feitos por Hideo Nasuno, um dos mais tradicionais e ativos membros da colônia japonesa; Nilton José Hirota da Silva, prefeito de Registro e neto de Eiro Hirota, o cronista da cidade; a educadora Yolanda Poci, neta de João Batista Poci, imigrante italiano que chegou em Registro em 1898; Conceição Watanabe, a tradicional comerciante da Casa Watanabe; Lázaro Gomes da Silva, um dos líderes do Movimento Pró-Duplicação da BR-116; e João Camillo Neto, Konda Camillo e Ronaldo Camillo Rigante, descendentes de João Camillo, imigrante italiano que instalou a primeira olaria de Registro, em 1912.

Os próximos episódios trarão histórias contadas por Jorge Daikubara, Selmo Mimo de Oliveira, Maria das Dores de Aquino e filhos, Zacarias Komatsu e Osvaldo Mamoru Yoshimoto. Novos depoimentos ainda serão gravados e todos os relatos, com inserção de novas histórias, serão reunidos em um documentário a ser produzido pelo Sesc Registro.

Acompanhe o “Espie Só: que história é essa?” nas redes sociais do Sesc Registro. No Youtube é possível acessar a playlist completa dos vídeos pelo link: https://bit.ly/espieso

Serviço:

Sesc Registro – KKKK: 100 anos de histórias

Espie Só: que história é essa?

Ação online via Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Registro

Link: https://bit.ly/espieso


Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

Fonte:

Deixe seu comentário