Portal da Cidade Registro

Arte

Sesc encerra a 14ª temporada do Projeto 7 Leituras - Diálogos do Isolamento

A obra inédita acontece em homenagem aos cientistas brasileiros

Publicado em 03/02/2021 às 22:38
Atualizado em

No dia 9 de fevereiro, terça, às 16h, a dramaturga e diretora teatral, Eugênia Thereza de Andrade, lança no canal do youtube da unidade, o último episódio da série em vídeos do projeto 7 Leituras, com “Carcará 13”, em homenagem aos cientistas brasileiros do século XX

Os vídeos lançados entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021 estão disponíveis na playlist “7 leituras – diálogos do isolamento” no canal do Youtube do Sesc 24 de Maio

youtube.com/sesc24demaiovideos

No dia 9 de fevereiro, terça, às 16h, a dramaturga e diretora teatral Eugênia Thereza de Andrade apresenta o último episódio do projeto 7 Leituras – diálogos do isolamento, com Carcará 13, obra inédita escrita por ela mesma durante o isolamento social, em homenagem aos 5 cientistas brasileiros do século XX, César Lattes (1924-2005), Leite Lopes (1918-2006), Luiz Hildebrando (1928-2014), Mário Schenberg (1914-1990) e Samuel Pessoa (1898-1976), que realizaram pesquisas reconhecidas internacionalmente nas áreas da física e da medicina.

Para o encerramento desta 14ª temporada, a apresentação em vídeo, com cerca de 20min, conta a história de dois atores acostumados a interpretar os personagens Wladimir e Estragon em "Esperando Godot", peça teatral do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. Os atores brasileiros se encontram desempregados por conta da pandemia, dialogando entre si sobre as fases do isolamento social, como a espera e a nostalgia. As cenas são vividas com humor, na intenção de passar o tempo de forma lúdica, tentando driblar a angústia. Entretanto, eis que chegam dois personagens inesperados na trama: um militar, trazendo decretos em latim e um misterioso animal, com notícias da ciência, para resolver os conflitos. No elenco estão Agnes Zuliani, Eduardo Silva, Fernando Paz e Jorge Luiz Alves.

Somando mais de 3 mil visualizações com os 6 vídeos já exibidos entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, a série 7 Leituras – Diálogos do Isolamento traz obras literárias consagradas de João Cabral de Melo Neto, Plínio Marcos, Shakespeare, Bertolt Brecht, Peter Weiss, Primo Levi, adaptadas livremente, ou escritas por Eugênia Thereza de Andrade, com direções de Kiko Marques, Mika Lins e direção geral da própria Eugênia, criadora do projeto. Confira todos os episódios já lançados na playlist 7 Leituras, do canal do Youtube da unidade clicando aqui.

Ficha técnica de 7 Leituras - Diálogos do Isolamento – Carcará 13

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO GERAL - Eugênia Thereza de Andrade

PRODUÇÃO - Messias Lima e Jogo Estúdio

DIRETOR DE AUDIOVISUAL E EDIÇÃO - Sérgio Glasberg

SUPERVISÃO ARTÍSTICA E FIGURINO - Mika Lins

ELENCO - Agnes Zuliani, Eduardo Silva, Fernando Paz e Jorge Luiz Alves

DIRETOR TÉCNICO DE TRANSMISSÃO - André Martins

DIRETOR DE LIVE E TV - Luiz Bignardi

CENOTÉCNICO - Jorge Luiz Alves

ASSISTENTE - Néia Sampaio

Sobre o Projeto 7 Leituras – diálogos do isolamento

O projeto estava em sua 13ª edição, com realização no Teatro do Sesc Consolação, mas em função do cenário mundial de pandemia e distanciamento social, a dramaturga Eugênia Thereza de Andrade adaptou o projeto para o ambiente digital, promovendo o encontro necessário em formato de vídeos, disponibilizados nos canais de youtube do Sesc 24 de Maio e do Sesc São Paulo. As apresentações consistem em sete vídeos de cerca de 20 minutos, gravados entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, sendo criados a partir da reunião de textos emblemáticos da literatura mundial e encenados por diretores especialmente convidados para este formato digital. O(a) diretor(a) concebe cada leitura como um esboço de encenação teatral para a plataforma audiovisual, valendo-se de ambientação cenográfica, marcação de cenas, elementos de figurino, música, desenho de luz e ensaios. Nesta edição, Eugênia Thereza, responsável pela concepção e direção geral do projeto, trabalha com dramaturgias em torno do tema “diálogos do isolamento”, destacando representativos textos da dramaturgia mundial. A autora, criou para encerrar a 14ª temporada um texto próprio, mantendo o cenário atual de distanciamento social em tempos de pandemia.


Fonte:

Deixe seu comentário