Portal da Cidade Registro

kkkk 100 anos

Sesc Registro finaliza projeto “KKKK: 100 anos de histórias”

Audiovisuais e conteúdos editoriais produzidos ao longo dos últimos 6 meses pelo projeto podem ser acessados no site, Youtube e redes sociais no Sesc

Publicado em 03/01/2023 às 10:33

Com uma programação diversificada que começou no mês de julho e contemplou atividades artísticas, culturais, educativas, vivências, oficinas, bate-papos, espetáculos, além de webséries e outras ações online, o Sesc Registro finalizou em dezembro de 2022 o projeto “KKKK: 100 anos de histórias”, iniciativa que celebrou o centenário do prédio onde a unidade está instalada em Registro.

Construído em 1922 pela Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK) – companhia responsável por apoiar os colonos japoneses que chegavam ao Vale do Ribeira no início do século passado – o conjunto arquitetônico é um dos principais símbolos do período da imigração japonesa na região. Inicialmente, o complexo de edifícios abrigou o maior engenho de beneficiamento de arroz da América Latina, além de armazéns e escritórios comerciais e administrativos; depois passou por outras funções e ocupações, sofreu períodos de abandono e deterioração, foi tombado como patrimônio histórico, restaurado e, desde 2016, abriga o Sesc Registro.

A programação realizada nos últimos seis meses pelo projeto propiciou ao público do Vale do Ribeira diversas oportunidades, entre elas: conhecer mais sobre a história do prédio e sua importância cultural, social e patrimonial, apreciar a beleza arquitetônica do conjunto de edifícios, e partilhar histórias vividas e memórias referentes ao espaço centenário e suas relações com o rio Ribeira de Iguape e com as comunidades que habitam o território.

Por meio de diferentes linguagens e formatos, as atividades tiveram como foco três aspectos: a arquitetura e elementos construtivos do conjunto KKKK; a relação do prédio com a cultura do arroz - componente histórico e simbólico para a região e que está na base da construção do prédio; e a conexão com o rio Ribeira de Iguape e sua estreita relação com a história do Vale do Ribeira.

A gerente do Sesc Registro, Débora Rodrigues Teixeira, comenta que foi gratificante ver a participação e o envolvimento das pessoas, comunidades e instituições com as atividades desenvolvidas. “Foi emocionante ver a relação – amorosa – que as pessoas têm com o prédio. Ver que a programação, em geral, e algumas ações, em especial, mexeram com as pessoas e provocaram nelas uma nova forma de olhar para o prédio: o olhar de pertencimento”, ressalta.

Para a gerente, o objetivo da celebração foi alcançado. “O projeto provocou reflexões sobre a importância do prédio, não somente por ter completado 100 anos, mas por ter feito parte da vida das pessoas, da cidade e da região, e pelo encantamento que provocou no público com a (re)descoberta do espaço como um lugar que lhe pertence, um espaço que é patrimônio do Vale do Ribeira”. Além disso, ela ressalta que o projeto evidenciou ao público da região como o Sesc olha para o patrimônio, a importância que a instituição confere às questões histórico-culturais regionais e ao significado histórico e simbólico do prédio.

Débora Rodrigues Teixeira afirma que a celebração do centenário aproximou ainda mais o Sesc das instituições e comunidades regionais, fortalecendo o vínculo da unidade com o Vale do Ribeira. “Nosso trabalho tem como premissa o diálogo com todo o território, e a programação dos 100 anos foi um capítulo significativo para aprofundar esse diálogo”. Ela acrescenta que o centenário foi o momento de consolidar parcerias, promover encontros entre diferentes segmentos sociais no espaço histórico e de entrelaçar fazeres e saberes tradicionais diversos. “Em cada atividade pudemos mostrar nossa atuação e nosso esforço em salvaguardar as memórias coletivas aqui celebradas”, reforça a gerente.

A última atividade realizada pelo projeto foi o lançamento dos cartões-postais com fotografias de Miguel Chikaoka, renomado fotógrafo e educador brasileiro, que é natural de Registro, está radicado em Belém do Pará e voltou à terra natal especialmente para produzir o ensaio fotográfico. O trabalho compõe a série Paisagens Postais que, para além do prédio centenário, traz uma mostra da diversidade natural, social e cultural do Vale do Ribeira.

O convite agora é para que o público do Vale do Ribeira continue participando da programação que será desenvolvida daqui para frente no Sesc Registro e construindo as novas histórias que o espaço guardará pelos próximos 100 anos.

Acervo online do projeto

O projeto “KKKK: 100 anos de histórias” se encerra, mas permanecem disponíveis diversos materiais audiovisuais produzidos pelo Sesc Registro e que revelam memórias que atravessaram o espaço no último século. O acervo pode ser acessado no site institucional, no canal do YouTube e nas redes sociais do Sesc Registro, podendo também ser utilizado por instituições interessadas em relembrar, valorizar e difundir as histórias referentes ao conjunto arquitetônico e suas relações com o rio Ribeira de Iguape, o território do Vale do Ribeira e seus diferentes povos.

Entre os materiais produzidos no período, destaque para:

Um prédio centenário e seus lugares de memórias

Texto introdutório sobre o projeto e memórias que o prédio centenário carrega e sua importância para comunidades da região.

Link: https://bit.ly/kkkk100anos

#Que história é essa?

Série revela lembranças, curiosidades, acontecimentos e memórias afetivas relacionadas ao prédio centenário e suas relações com o rio Ribeira e o território, relatadas por pessoas e famílias da região.

Link para a playlist: https://bit.ly/espieso


Histórias Míticas do Vale do Ribeira

Publicações trazem crônicas, contos e causos populares que povoam o universo da cultura tradicional do Vale do Ribeira. De autoria do historiador Roberto Fortes e da escritora Mih Chilena, os textos são ilustrados pelo artista Sávio Soares.

Link geral para as histórias (acesse em Conteúdo Editorial): https://www.sescsp.org.br/registro

Links para cada história publicada:

https://www.sescsp.org.br/ovnis-iporanga/

https://www.sescsp.org.br/a-cobra-do-crucifixo/

https://www.sescsp.org.br/o-poco/

https://www.sescsp.org.br/a-bananeira-magica/

https://www.sescsp.org.br/socorre-xiririca/

https://www.sescsp.org.br/maruja/

https://www.sescsp.org.br/bom-jesus-de-iguape/

https://www.sescsp.org.br/adelia-victoria/

https://www.sescsp.org.br/os-fantasmas-de-itagua/

https://www.sescsp.org.br/o-naufragio-do-vapor-conde-d-aquila/

https://www.sescsp.org.br/o-monstro-de-cananeia/

https://www.sescsp.org.br/a-sereia-da-jureia/

Link para acessar o processo de criação das ilustrações das histórias míticas:

https://bit.ly/historiasmiticasdovale

https://www.youtube.com/hashtag/kkkk100anosdehistórias

Arroz Moti e suas variedades

Produção audiovisual destaca a relevância do arroz moti na história de Registro e do Vale do Ribeira e o modo tradicional de cultivo e preparo do bolinho moti, legado mantido pela Associação Nippo-Brasileira do Bairro da Raposa e Região, entidade fundada em 1955 por descendentes de imigrantes japoneses.

Link: https://bit.ly/arrozmoti


#EspieSó

As publicações do #EspieSó no Instagram e no Facebook mostram fotografias de Márcio Shimamoto, fotógrafo e engenheiro civil de obras pesadas, que direcionou seu olhar artístico e técnico para a arquitetura do prédio. Acompanhando as fotografias, textos abordam histórias e elementos construtivos, chamando a atenção para detalhes e curiosidades sobre o espaço e seu entorno.

Acesse em: https://www.instagram.com/sescregistro


#MosaicoDoSesc

A série de publicações do #MosaicoDoSesc no Instagram destaca o trabalho dos fotógrafos Nelson Kon e Miguel Chikaoka e do ilustrador Danilo Zamboni.

As fotografias de Nelson Kon ilustram o livro "O Conjunto KKKK" (Takano Editora) e registram o momento histórico da revitalização e restauração do complexo arquitetônico, no início dos anos 2000.

O ensaio fotográfico produzido por Miguel Chikaoka especialmente para o projeto “KKKK; 100 anos de histórias” revela paisagens, culturas tradicionais e patrimônios histórico-culturais da região. O trabalho compõe a série Paisagens Postais, lançada pelo Sesc Registro por ocasião do centenário.

As ilustrações de Danilo Zamboni apresentam vários espaços do prédio, mostrando características estéticas e arquitetônicas e seus diferentes usos pelo público da região. As ilustrações revelam também o novo prédio do Sesc, que será erguido no espaço Beira do Ribeira.

Acesse em: https://www.instagram.com/sescregistro

Acesse em: https://www.instagram.com/explore/tags/mosaicodosesc/?hl=pt 


Videomapping no KKKK

Usando a fachada principal do prédio do Sesc Registro como se fosse uma grande tela, o Videomapping: uma construção e muitas histórias apresenta memórias e histórias do território do Vale do Ribeira. A projeção traz referências ao processo de colonização, aos povos originários e tradicionais que habitam a região, às memórias que remetem ao tempo da mineração do ouro, à escravidão, às origens do povoado de Registro, ao período da colonização japonesa, à construção do prédio centenário e suas relações históricas, sociais e culturais com as comunidades locais.

Link: https://bit.ly/videomapping100anos


Mini-Doc: KKKK: 100 anos de histórias e arquitetura

A mesa KKKK: 100 anos de histórias e arquitetura marcou a abertura oficial da programação especial do centenário, com a participação dos arquitetos Marcelo Ferraz (Brasil Arquitetura/SP); Hugo Segawa (FAU-USP); e Akemi Hijioka (IFSP-Câmpus de Registro) e mediação de Guilherme Leite (Sesc Bertioga). O mini-doc traz depoimentos dos participantes e de lideranças da região que prestigiaram o bate-papo.

Link para acessar o mini-doc: https://bit.ly/minidoc100anos

Link para acessar o debate na íntegra: https://bit.ly/SescRegistroDebate100anosKKKK

Link para acessar conteúdo editorial sobre o debate:

https://www.sescsp.org.br/arquitetura-memorias-e-uso-publico-de-um-predio-historico-centenario/


Mini-Doc: Diáspora japonesa no Brasil e corporalidades amarelas

Realizada em parceria com a Unesp Registro, a mesa Diáspora Japonesa no Brasil e corporalidades amarelas reuniu o DJ, radialista e pesquisador musical Paulo Sakae Tahira (DJ Paulão); a atriz e apresentadora Bruna Aiiso; e o cantor, compositor e produtor musical Victor Kinjo; com mediação da pesquisadora e arte-educadora Aline Hasegawa. O mini-doc traz depoimentos de participantes e parceiros.

Link para acessar o mini-doc: https://bit.ly/minidocdiaspora

Link para acessar o debate na íntegra: https://bit.ly/diasporajaponesasescregistro

Link para acessar conteúdo editorial sobre o debate:

https://www.sescsp.org.br/corporalidades-amarelas-sesc-registro/

Mini-Doc: Arroz: simbolismo, cultivo e sua importância para o Vale do Ribeira

Em parceria com o Bunkyo de Registro e a Associação Nippo Brasileira do Bairro da Raposa e Região, a mesa Arroz: simbolismo, cultivo e sua importância para o Vale do Ribeira reuniu Yoneko Seimaru, liderança da comunidade japonesa de Registro, e Mario Soshin Sakugawa, vice-presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo). A mediação foi feita pela arquiteta Akemi Hijioka (IFSP-Registro). O mini-doc traz depoimentos de participantes e lideranças de Registro e região.

Link: https://bit.ly/minidocarroz

Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP



Fonte:

Deixe seu comentário