Portal da Cidade Registro

Gastronomia

Sesc SP lança websérie gastronômica sobre alimentação saudável

Projeto terá 10 capítulos que serão divulgados semanalmente, sempre às quintas-feiras

Publicado em 02/08/2020 às 00:00
Atualizado em

A alimentação foi uma das áreas que sofreram grandes impactos desde que o mundo começou a passar pela pandemia da COVID-19. Parte da população teve seus hábitos alimentares alterados, seja pela necessidade de fazer todas as refeições dentro de casa, pelas variações emocionais vividas, pela diminuição da renda ou mesmo pela busca de um momento de prazer dentro da cozinha.

Buscando fortalecer suas ações permanentes de educação alimentar e nutricional também na internet, o Sesc São Paulo apresenta a websérie Alimentação dentro do projeto Em Casa Com Sesc, em que profissionais que atuam nas Comedorias apresentam orientações para ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis.

A websérie é composta por 10 episódios baseados em conceitos desenvolvidos pela área de Alimentação do Sesc em sua ação cotidiana, como as orientações oferecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, os programas terão aproximadamente 10 minutos e estarão disponíveis sempre às quintas-feiras, às 11h, no YouTube do Sesc SP.

O primeiro programa, que foi ao ar em 30 de julho, tratará da alimentação adequada e saudável. O episódio oferece um panorama sobre o tema e a nutricionista Adriana Cruz irá desmistificar o significado de uma alimentação saudável, abordando assuntos como a importância de cozinhar, a diversidade de alimentos e o ato de comer em companhia. A receita será um filé de peixe assado com crosta de coco e tomate, apresentada pelo cozinheiro William Towata.

O episódio do dia 6 de agosto será sobre a escolha dos alimentos. A nutricionista Maurícia Franceschini abordará as diferenças entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, além de enfatizar a importância da leitura dos rótulos de alimentos. Para destacar o uso de ingredientes frescos, o cozinheiro Michael Ferrari vai preparar uma moqueca de banana da terra.

Já o terceiro episódio, em 13 de agosto, abordará as refeições do dia a dia, na teoria e na prática. A nutricionista Raquel Monteiro dará sugestões de combinações e cardápios para todas as refeições, considerando os diferentes gostos e hábitos culturais. O cozinheiro Adriano Ferreira apresentará uma preparação coringa para todas as refeições: uma torta de liquidificador com legumes e sardinha.

O programa do dia 20 de agosto vai reforçar o fato de que todos podem cozinhar. O nutricionista Rodrigo Ferreira vai mostrar como o ato de cozinhar pode se tornar uma atividade prazerosa, além de abordar sua importância para a autonomia e a saúde, com dicas para aprimorar as habilidades culinárias e o uso da panela de pressão. O cardápio não poderia ser outro: feijão, apresentado pelo cozinheiro Almir Rodrigues.

Os demais episódios estão sendo preparados, e terão seus temas e participantes divulgados em breve.


Veja o primeiro episódio da websérie publicada no último dia 30 de julho, com a nutricionista Adriana Cruz:



Fonte:

Deixe seu comentário