Portal da Cidade Registro

Cultura

Teatro móvel sustentável e acessível estaciona no Vale do Ribeira

Mesclando cultura com educação e valorização da história local, apresentação é produzida a partir de relatos e apoio da comunidade

Publicado em 05/03/2020 às 06:43
Atualizado em

Mesclando cultura com educação e valorização da história local, apresentação principal conta uma cena inédita, produzida a partir de relatos e apoio da comunidade 

Pariquera-Açu e Cananeia receberão, entre os dias 6 e 10 de março, um palco de teatro diferente. Ele é móvel, - as apresentações acontecem em um contêiner adaptado –sustentável – utiliza energia solar como fonte para a iluminação das atividades, que vão desde oficinas educativas até apresentações artísticas repletas de efeitos especiais – e acessível, uma vez que o espetáculo principal conta com tradução em LIBRAS. Este é o Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel solar do país, que começa a circulação de 2020 com apresentações gratuitas e abertas ao público no Vale do Ribeira. Entre os dias 6 e 7 de março a Caixola de Aço estará no Boulevard XV de Novembro, em frente à Prefeitura de Pariquera-Açu. Já nos dias 9 e 10 o contêiner-palco estará no Campo de Futebol do Itapitangui, em frente à Escola Osvaldo Lucachaki de Cananeia.

O Caixola de Histórias do Teatro a Bordo guarda um segredo: a cada cidade, uma cena inéditaserá criada junto com o público, buscando valorizar a história local. O caminhão-palco, que conta ainda com uma tenda para abrigar a plateia, banquinhos e equipamentos de som, tem também atividades que contemplamos artistas locais.

Para se alimentar de arte, a criançada tem um prato cheio! Toda a programação do Teatro a Bordo - Caixola de Histórias foi pensada para contemplar os pequenos. Começando pelos animados cortejos de chegança que ocorrem nas escolas no dia anterior e atividades formativas, os pequenos já se preparam para assistir as peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar em uma rota pelas cinco regiões do Brasil, passando por uma aldeia indígena que não conhece a noite, embalados pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, seguindo o rastro da mulher que vira onça, galopando numa disputa de cavalhada até encontrar com uma bernúncia que engole gente. Aventura é o que não vai faltar!

Caixola de Histórias

Foi pensando na diversidade cultural do Brasil que a trupe de artistas do Teatro a Bordo criou seu o espetáculo ‘Caixola de Histórias’, utilizando as técnicas do teatro de animação, sombras, música ao vivo e o improviso tradicional da commediadell’arte para encenar pequenas histórias que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares. “Retratar histórias das cinco regiões do país ainda não foi suficiente para mostrar a força da cultura popular. Pensamos então em trazer o público para a cena, onde a participação de todos se faz necessária para o desfecho da peça, tornando o espetáculo ainda mais vivo", destaca a produtora Talita Berthi.

Para finalizar a montagem, homenageando a cidade onde o contêiner-palco está estacionado, uma nova cena será criada com base nos registros da memória popular local coletados em uma oficina de contação de histórias, que acontecerá no primeiro dia do projeto na cidade. A oficina é aberta a educadores, artistas e interessados.

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das prefeituras locais.

Sobre o Teatro a Bordo 

Ao longo dos últimos doze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Desde 2015, aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico no teto do contêiner.

Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

PARIQUERA-AÇU / SP

Local: Boulevard do BI (Rua XV de Novembro, em frente à Prefeitura Municipal)

Dia 06 de março - sexta-feira (A chegança dos artistas)

8h00 às 16h - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS DO BAIRRO

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

*Confira horário e local no site www.teatroabordo.com.br

Dia 07 de março - sábado (Apresentações)

11h30 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NO CENTRO

17h - TEATRO “SESSÃO SOLENE –OS CRAVOS E A ROSA”

18H - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE

19h - SESSÃO DE VÍDEO

19h30 - TEATRO “CAIXOLA DE HISTÓRIAS”

CANANEIA / SP

Local: Campo de Futebol do Itapitangui (Em frente à Escola Osvaldo Lucachaki)

Dia 09 de março - segunda-feira (A chegança dos artistas)

9h00 às 15h30 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS DO BAIRRO

12h30 às 14h30 - OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Local: Escola Osvaldo Lucachaki (atividade voltada para educadores da rede municipal)

13H30 - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE

TRUPE CARACOL COM ‘A ONÇA LAUARETE E O JABUTI’

17h - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTA NAS RUAS DO BAIRRO

Dia 10 de março –terça-feira (Apresentações)

9h30 - TEATRO “SESSÃO SOLENE –OS CRAVOS E A ROSA”

10h30 - TEATRO “CAIXOLA DE HISTÓRIAS”

11H30 - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE


Fonte:

Deixe seu comentário