Portal da Cidade Registro

Cultura

Tooro Nagashi de Registro pode se tornar patrimônio imaterial

Assinatura do protocolo de intenções ocorreu no dia 02/11, na abertura oficial. De acordo com a organização, nos três dias, mais de 20 mil pessoas passaram

Publicado em 06/11/2019 às 07:17

A sexagésima quinta edição do Tooro Nagashi contou com diferentes formalidades. Na sexta-feira, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, antecipou a vinda e disse estar feliz em poder participar mais um ano das celebrações do Tooro Nagashi de Registro e afirmou que “o esforço em manter a cultura japonesa entre Brasil e Japão fortalece as relações bilaterais entre os dois países irmãos”. 

No sábado, 2, Dia de Finados, após a tradicional purificação do Rio Ribeira de Iguape e do culto inter-religioso em oração aos antepassados, que celebrou a Paz Mundial e os 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, ritos conduzidos pela madre monja Myoho Ishimoto, do templo Nichiren Shu Emyoji, deu-se início à soltura dos dois mil tooros oferecidos aos falecidos para que recebam a luz. As lanternas flutuantes coloriram e iluminaram o Rio. Momento ímpar do evento, pois além do belo visual que os barquinhos iluminados proporcionam a energia emanada no local, transmite um momento de reflexão consigo e a paz celebrada. 

Na abertura oficial, os discursos versaram sobre a admiração, o respeito e o legado cultural deixado pelos imigrantes. Anfitrião, o prefeito Nilton Hirota declarou: “a igualdade, a fraternidade e a justiça começa aqui. A razão da nossa existência é graças aos nossos antepassados, hoje rezamos para que tenham luz e para que abençoem a nossa caminhada e, assim, devemos repensar a nossa existência humana”. 

O Vale do Futuro – o secretário de Desenvolvimento Regional de SP, Marcos Vinholli, iniciou a agenda pelos prédios do DRS e da CATI, onde o governo pretende instalar o “Canal Direto São Paulo + Perto” - projeto que beneficiará 14 municípios do Vale do Ribeira. Na sequência seguiu até a sede da ABAVAR para uma reunião com bananicultores da região. O encontro foi produtivo e o secretário se comprometeu a buscar alternativas para melhorar a competitividade da banana no mercado. No Instituto Federal (IFSP) conversou com a presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ronise Suzuki e foi até o local onde será edificado o Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Ribeira (CITVALE). No palco, Vinholli garantiu que o governo irá anunciar novas ações para o Vale do Futuro até final do ano. 

Patrimônio Imaterial/IPHAN – Além da celebração religiosa, música, dança e comidas típicas, oficinas culturais, costumes da Terra do Sol, show pirotécnico e soltura de dois mil tooros, o 65º do Tooro Nagashi de Registro teve um momento emblemático, na abertura oficial do evento, que vai ficar registrado para a posteridade, tendo como ponto alto a histórica Assinatura do Protocolo de Intenções de reabertura do processo para que o Tooro Nagashi de Registro, pioneiro e maior evento do gênero, no Brasil, seja reconhecido como Patrimônio da Cultura Imaterial do País. O reconhecimento foi solicitado pela Prefeitura de Registro em conjunto com o Bunkyo de Registro e, na ocasião, assinado pelo prefeito Nilton Hirota, pelo presidente do Bunkyo Irineu Makoto Kawajiri, pelo secretário municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Carlos Alberto Pereira Junior e pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ronaldo Ruiz. 

Sobre o reconhecimento do Tooro Nagashi como Patrimônio Imaterial, o secretário Carlos Junior destacou que é importante porque garante medidas de salvaguarda, contribui para a manutenção de todo o processo que envolve a história do Tooro e traz orgulho imensurável de fazer parte de algo que tem tanta representatividade da comunidade nipônica “é parte fundamental para saber o que somos e aonde iremos”. 

Estande do Turismo - O Conselho Municipal de Turismo - COMTUR de Registro em parceria com a Vale Tour – Agência de Turismo Receptivo realizou nos dias 02 e 03 de novembro, City Tour (a pé) pelos principais atrativos turísticos próximos de onde aconteceram às celebrações do 65º Tooro Nagashi. A iniciativa visa valorizar e contribuir para o desenvolvimento do turismo na cidade. 

Durante o evento, uma pesquisa de demanda turística foi aplicada pelos alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC Registro. A ação, da Secretaria Municipal de Turismo, teve como objetivo identificar o perfil do público do evento e obter indicadores que servirão como base para futuras práticas de turismo no município. E identificou entre os inúmeros grupos de turistas e visitantes avulsos, preencheram a pesquisa pessoas de São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, S. Vicente, Capão Bonito, S. Bernardo do Campo, Guarujá, Santo André, Peruíbe, Itapetininga, Praia Grande, Botucatu e do Vale do Ribeira todo. Destaque para Porto Velho-RO, São João Del Rei-MG, Campo Grande-MS, Recife-PE e Internacionais: Paraguai, Los Angeles-CA, Tokio-JP e Aomori-JP. 

Cosplay – no domingo, (3), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o Concurso de Cosplay. A classificação geral ficou assim: 1º lugar infantil, Aline Megumi; 1º adulto - Andressa Sanae Okuhara; 2º Anidy Barbara Doin e 3º Augusto Alvares Rocha. A premiação foi em dinheiro. 

Em parceria com a Prefeitura de Registro o Tooro Nagashi é realizado pelo Bunkyo de Registro e Nichirenshu Emyoji, com apoio cultural do SESC- Registro e patrocínio da Sabesp e do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. 

Estiveram presente no 65º Tooro Nagashi de Registro, o presidente da UCES e FENIVAR, Toshiaki Yamamura; o artista plástico, Yutaka Toyota; o presidente da ACER, Mário Soshin Sakugawa; o presidente da Associação Cidades Irmãs Registro-Nakatsugawa, Kunihiko Takahashi; o Cônsul Adjunto do Japão em SP, Akira Kusunoki e a esposa, Satoko; o secretário de Comunicação de SP, Cleber da Mata, o diretor da PRODESP e Poupa Tempo, Murilo Macedo; o deputado Federal, Samuel Moreira; a primeira dama de Registro, Eliane Yamamaru; o deputado Estadual, Marcio Nakashima; o presidente do Conseg de Registro, Dilson Tsunoda; o delegado do CRECI, Manoel Chicaoka; o gerente do SENAC Registro, Robert dos Anjos; a gerente do SESC Registro, Debora Teixeira; a gerente do SEBRAE Registro, Michelle dos Santos; da superintendência da Sabesp Registro, Dionísio Sant’Ana; o presidente do Rotary de Registro, Felipe Raphael Alves; o presidente da Câmara Municipal de Registro, Everton Adorno; os vice-cônsules Yasuhis Ikeda, Kenji Iwashima e Reiko Nakamura; o presidente da Associação Brasileira de Koreanos, Yong Jun Choi, além de prefeitos de Miracatu (Ezigomar Pessoa), Iguape (Wilson de Almeida Lima), de Ilha comprida (Geraldino Junior) e Cananéia (Gabriel Rosa), o vice prefeito de Eldorado Dinoel Rocha, entre outros representantes de entidades e religiões que prestigiaram a rica e importante festividade no contexto histórico e cultural do País. 


Fonte:

Deixe seu comentário