Portal da Cidade Registro

20 de novembro

Vereadora pede reabertura da Casa de Cultura Ribeirinha

A Casa fica às margens do Rio Ribeira onde morou o primeiro médico negro, Jeronimo Monteiro Lopes

Publicado em 21/11/2019 às 06:50

A casa que fica às margens do rio Ribeira e é onde morou o primeiro médico negro, Dr Jerônimo Monteiro Lopes, foi totalmente reformada na minha gestão e o acervo estava em organização 

A Vereadora de Registro, Sandra Kennedy apresentou indicação parlamentar 1001/2019, solicitando reabertura imediata da Casa de Cultura Ribeirinha Dr. Jerônymo Monteiro Lopes, em Registro. A Casa da Cultura Ribeirinha foi inaugurada em 07/07/2011 com recurso de R$ 125 mil, resultante de emenda parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.  

O nome escolhido para a Casa foi em homenagem ao médico Jerônymo Monteiro Lopes, que morou em Registro, no período de 1930 e 1965, e é considerado um dos primeiros médicos negros do estado de São Paulo e o primeiro de Registro.  

Tratou-se, de um esforço sem igual para o resgate histórico e cultura de nossa história afrodescendente no Vale do Ribeira. Ademais dos recursos públicos investidos, trata-se, do ponto de vista do patrimônio imaterial, de um esforço de conscientizar as gerações sobre a história de luta do povo negro. 

Segundo a vereadora Sandra Kennedy, "Fechar o museu da cultura ribeirinha Jerônimo Monteiro Lopes é lamentável. A casa que fica às margens do rio Ribeira e é onde morou o primeiro médico negro, Dr Jerônimo Monteiro Lopes, foi totalmente reformada na minha gestão e o acervo estava em organização. Exigimos a imediata reabertura da Casa de Cultura Ribeirinha”

Fonte:

Deixe seu comentário