Portal da Cidade Registro

Mercado

5 plataformas para quem quer trabalhar como freelancer

Com a pandemia de Covid-19 e a necessária quarentena, boa parte dos profissionais tem experimentado um pouco dessa nova realidade

Publicado em 11/12/2020 às 23:00
Atualizado em

Trabalhar em casa, fazendo o próprio horário pode ser o sonho de muitos. Com a pandemia de Covid-19 e a necessária quarentena, boa parte dos profissionais tem experimentado um pouco dessa nova realidade, antes reservada a uma parcela menor do mercado de trabalho.

O resultado tem sido tão positivo que há quem esteja pensando em fazer uma transição de carreira para trabalhar como freelancer e, assim, atuar em casa em tempo integral.  

Os benefícios desse modo de trabalho são inegáveis: liberdade para gerenciar o próprio tempo, não ter que enfrentar o caos do trânsito, ter mais controle da própria carreira, dedicar-se somente às atividades que realmente gosta. Esses são só alguns dos ganhos obtidos com a vida de freelancer, mas existem outros. 

Como toda moeda tem dois lados, a transição da carteira assinada para o trabalho por conta própria tem desafios e percalços. Há impostos a serem pagos, meses de escassez, trabalho extra para prospectar clientes e garantir o sustento, além de ser preciso muita disciplina. 

Antes de o profissional decidir largar a CLT, é importante avaliar as características pessoais para saber se irá se adaptar ao novo estilo de trabalho. Isso porque a jornada independente exige disciplina, organização, paciência, saber separar vida pessoal da profissional, ter um objetivo bem definido sobre o trabalho e fazer uma boa reserva de emergência para cobrir eventuais imprevistos. 

Feita essa análise será preciso pesquisar o mercado e avaliar as possibilidades. Um bom começo são as plataformas digitais em que profissionais e clientes em potencial se encontram para fazer negócios. 


Workana


A Workana é uma das principais plataformas em atividade atualmente e o cadastro é gratuito. 

Por meio dela, o contratante (empresa ou pessoa física) publica um projeto e aguarda as propostas. O freelancer precisa enviar um orçamento e aguardar o retorno do cliente. 

É uma concorrência, portanto, há de se ter cuidado com a precificação, especialmente, para quem está começando e ainda não é reconhecido dentro da própria plataforma. 


Freelancer


Uma das maiores plataformas para freelancers do mundo, a Freelancer oferece opções de cadastro gratuito e pago, que libera as oportunidades mais interessantes. Ao contrário das outras plataformas, mais ligadas às áreas relacionadas à comunicação, a Freelancer oferece serviços em contabilidade, vendas, jurídicos e até engenharia. 

O diferencial do site é que ele oferece uma página para certificar as habilidades do profissional. Quando uma pessoa é aprovada, ganha um selo atestando sua competência para aquela atividade. 

Para o cadastro são disponibilizados um site e um aplicativo para celular, o que facilita a busca por novos projetos.

 

99 Freelas


Assim como a plataforma anterior, a 99 Freelas também oferece opção gratuita e paga, que vale mais a pena. Este é um serviço totalmente brasileiro, com oportunidades de trabalho para redatores, fotógrafos, tradutores, web designers, entre outros. 

Basta fazer o cadastro e montar um perfil, informando a área que pretende atuar e elencando as habilidades profissionais. A partir daí é só buscar os projetos com os quais possa colaborar. 

A 99 Freelas é uma plataforma grande e, portanto, de alta competitividade. Para ter sucesso é importante desenvolver uma boa estratégia de preço. 


Freela Web


No Freela Web o funcionamento é o contrário das demais plataformas. Aqui são os freelancers que divulgam o tipo de serviço que pretende prestar e os clientes fazem a busca ativa. As principais categorias disponíveis são: design e criação, programação e TI, áudio e vídeo, marketing, escrita e tradução e aulas on-line. 


Trampos. Co


O acesso a essa plataforma é mais simples do que nas demais. Basta fazer login e preencher o currículo, sendo possível incluir links externos. Um diferencial é que o site oferece a opção de editar o link do currículo, o que permite a divulgação nas redes sociais, aumentando as possibilidades dos profissionais.

Fonte:

Deixe seu comentário