Portal da Cidade Registro

Intercâmbio

Cônsul da Costa do Marfim visita Registro

Durante a visita, o cônsul constatou que Registro é exemplo na área tecnológica, agrícola e considera o maior potencial brasileiro no plantio da banana

Postado em 25/07/2019 às 18:13 |

Em sua primeira agenda internacional, o prefeito em exercício recebeu em seu gabinete o consul honorário da Costa do Marfim no Brasil, Tibe Bi Gole Blaise e comitiva, na manhã desta quarta-feira, 24 de julho. Na ocasião, Nilton disse estar muito honrado e confessou ser grande admirador e conhecedor da cultura africana e destacou a importância daquele país e a forte presença na história do Brasil. 

Durante a visita, o consul revelou que Registro e todo o Vale do Ribeira é exemplo na área tecnológica e agrícola e considera que é o maior potencial brasileiro no plantio da banana. Segundo Blaise, será importante para os dois países estabelecer parcerias, pois a produção da fruta também é comum no país africano, mas a produção naquele país ainda é baixa e com pouco investimento em tecnologia.

Participaram do encontro, o diretor jurídico e comercial do Consulado, Dr. José Santana; o assessor de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de São Paulo, Reinaldo Sarquez; o deputado estadual, cel. Paulo Nishikawa. Além do presidente da Câmara de Registro em exercício, vereador Ton Adorno; o vereador Marcelo Comeron; o assessor do PSL, Adier Pires e o empresário Davi Brito Cerqueira.

ACIAR - Formado em Agronomia no Brasil, Tibe Bi Goe Blaise visitou com o objetivo de estimular parcerias e negócios visando o desenvolvimento de seu país. A visita teve a participação do deputado estadual Paulo Nishikawa, além de empresários que têm negócios com o país africano. “O presidente Jair (Bolsonaro) quer abrir o país para os principais países do mundo, sem viés ideológico”, falou Adier Pires, coordenador da visita no Vale do Ribeira, durante abertura da reunião realizada na ACIAR.

A comitiva foi recebida pelo presidente da ACIAR, Daniel Muniz de Paulo, e pelos diretores João Del Bianco Neto, Hélio Borges Ribeiro e Mauro César. Antes da visita à ACIAR, o cônsul se reuniu com bananicultores na ABAVAR e ficou impressionado com a tecnologia utilizada na bananicultura. “Vocês são Pelés em banana”, disse Blaise, afirmando que em seu país o cultivo é totalmente manual e não se tem conhecimento sobre correção da acidez do solo, além da produtividade por hectare ser de 10 toneladas, enquanto no Vale do Ribeira é de 50 toneladas. “Trabalhamos, ainda, com enxada e facão e não temos tratores”, revelou.

Blaise considerou que o Brasil pode se tornar o mais importante parceiro comercial do continente africano. “O que o Brasil produz é suficiente para alimentar o Brasil e África”, revelou. “A África é a noiva que está toda arrumada, no altar. Nós estamos vindo em busca do noivo”, comparou o cônsul.

O empresário Davi Brito Cerqueira, da Daron do Brasil, também esteve em Registro. Ele comercializa equipamentos e aparelhos auditivos, e contou que está montando um braço de sua empresa na Costa do Marfim. Ele recebeu cinco anos de isenção e acredita muito no potencial do país onde instalará sua empresa.

Ao final da reunião, que também teve participação do vereador Marcelo Comeron, o presidente da ACIAR agradeceu aos presentes e também pediu investimentos no Vale do Ribeira, desejando que a parceria entre o Brasil e a África se torne realidade. O vereador Marcelo Comeron e a gerente da ACIAR, Valda Arruda, também participaram da reunião.


Fonte:

Deixe seu comentário