Portal da Cidade Registro

Inclusão

Polo de Empregabilidade Inclusiva de Registro recebe inscrições

Iniciativa faz parte das ações estratégicas do Programa Vale do Futuro e propõe formação profissional, inserção e acompanhamento de pessoas com deficiência

Publicado em 31/08/2021 às 12:45

A partir desta segunda-feira,30/8, o Polo de Empregabilidade Inclusiva de Registro, inaugurado em julho deste ano, recebe inscrições de pessoas com deficiência que desejam ingressar no mercado de trabalho. O horário de atendimento é das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira, na sede do Polo de Empregabilidade Inclusiva de Registro, no prédio da Diretoria Regional de Saúde (Rodovia Empei Hirade, Km 2,4). A ação é dirigida a todo Vale do Ribeira e integra o Programa Vale do Futuro que tem objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida na região.

“Com pouco mais de um ano e meio de atuação, o Vale do Futuro dá mostras de seu compromisso com ações de curto, médio e longo prazo. São mais de 70 ações estratégicas em andamento, distribuídas em quatro eixos: emprego e renda, infraestrutura e sustentabilidade, qualidade de vida e gestão e governança para o desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Ribeira”, afirma o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo Marco Vinholi.

De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, as pessoas com deficiência em idade produtiva (de 16 a 59 anos) do Vale do Ribeira somam mais de 15 mil. Até maio de 2021, apenas 0,18% dos empregados incluídos no mercado formal de trabalho na região tinham alguma deficiência.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo Samir Deiroz Saleh, coordenador do Polo de Registro, o programa é de responsabilidade do Instituto Jô Clemente, antiga Apae, que tem ampla atuação no trato de pessoas com deficiência.

As pessoas que se inscreverem no programa passarão a ter encontros com profissionais capacitados para tomar conhecimento sobre o programa, a proposta da inclusão social como perspectiva de vida e, durante o processo, identificar suas habilidades, a área de atuação mais adequada para cada um. Com este processo serão definidos os cursos de capacitação profissional que oferecerão certificação e preparo para o mercado de trabalho.

Faz parte das atribuições do Polo de Empregabilidade Inclusiva, a articulação com as empresas da região a fim de apoiá-las no processo de contratação e inclusão desse profissional. A equipe técnica fará ainda o acompanhamento junto às empresas, para garantir as adequações necessárias, e junto aos profissionais contratados, para se certificar sobre a eficiência no desenvolvimento de suas tarefas.

“Oferecer a possibilidade de um emprego amparado por profissionais capacitados é inovador tanto para as empresas quanto para as pessoas com deficiência, um modelo que aumenta a perspectiva da perenidade da contratação. O Polo de Empregabilidade Inclusiva é uma iniciativa que reforça o propósito do Programa Vale do Futuro de oferecer mais oportunidades e melhor qualidade de vida a todos os cidadãos do Vale do Ribeira”, comenta Marco Aurélio Gomes, coordenador do Programa Vale do Futuro.


Fonte:

Deixe seu comentário