Portal da Cidade Registro

Receita Federal

Comédia musical "Por Dentro da Bagagem" é apresentada em Registro

"A Sociedade precisa efetivamente entender a tão importante função sócio- econômica dos tributos !", diz agente da Receita Federal

Publicado em 01/11/2019 às 07:26
Atualizado em

Receita Federal evento de educação financeira para jovens

Cerca de 400 alunos participaram do evento promovido pela Receita Federal de Registro com a apresentação de peça teatral para educação fiscal de jovens. No último dia 30 de outubro, a convite da ETEC - Registro, o grupo teatral da Receita Federal encenou para uma platéia animada de centenas de estudantes a peça, "Por Dentro Da Bagagem", uma comédia musical que mostra de forma bem-humorada o cotidiano de um Aeroporto Internacional e as regras de bagagem que viajantes que desembarcam do exterior devem seguir.

As apresentações ocorreram em dois períodos, de manhã às 10h e à noite às 20h. A peça "Por Dentro da Bagagem" é uma produção da Receita Federal no estado de São Paulo, que visa informar sobre as regras de bagagem e o papel da Aduana Brasileira na proteção da sociedade. O espetáculo, ao dramatizar cenas do cotidiano de um grande aeroporto, informa o público de uma forma lúdica e divertida, sempre se valendo de muito humor.

Na trama, uma senhora portuguesa é barrada na entrada no Brasil por ter esquecido seu passaporte, no mesmo dia em que um cachorro despachado aparece morto, e diversos funcionários que trabalham no aeroporto se mobilizam para tentar solucionar ambas as situações. Ainda há outras histórias como a de uma viajante embriagada, um muambeiro profissional, um turista português, uma passageira que não entende português, entre outras, intercalam-se com a ação principal.

A produção está inserida no esforço da Receita Federal de se aproximar do cidadão leigo e de promover a educação fiscal e a orientação tributária e aduaneira. O texto foi elaborado a partir de histórias reais vividas na ala de desembarque internacional de passageiros da Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos e de outras situações fictícias. Os atores são todos servidores da Receita Federal.

Toda a equipe da peça é composta por servidores da Receita Federal. A autoria é de Celso Viáfora, auditor e também músico, poeta, escritor que assina o roteiro e a trilha sonora da peça com cinco músicas compostas por ele especialmente para o espetáculo. Artista consagrado no Brasil e no mundo, Viáfora foi ganhador do prêmio Grammy na categoria compositor, em 2006, e tem trabalhos em parceria com alguns dos maiores artistas brasileiros e internacionais, tais como: Ivan Lins, Francis Hime, Vicente Barreto, Ney Matogrosso, Simone, Nana Caymmi, MPB-4, Jane Monheit, Maria Scheneider e muitos outros.

Já a direção ficou a cargo de Adilson Azevedo e é encenada, com produção da Equipe de Educação Fiscal da 8ª. Região Fiscal, sob coordenação de Matheus Moura, pelos servidores federais Gabriela Vasconcelos, Katia Nobre, Priscila Penna, Roger Martin e Tibério Barreira que integram a Cia ZeroOito de Teatro. Os figurinos foram desenhados por Érica Leme.

O evento foi um sucesso, a Equipe do Teatro da RFB foi muitíssimo aplaudida. O teatro como forma de explicar o funcionamento dos tributos na sociedade é uma ferramenta importantíssima. 

Segundo Lúcia Maria Seixas de Menezes, agente da Receita Federal de Registro, "A Sociedade Brasileira só irá efetivamente melhorar em sua ética, só irá diminuir as desigualdades sociais e as injustiças, quando for melhorado o entendimento da função sócio-econômica dos tributos e for quebrada a barreira cultural contra os mesmos e isso só se dará através do incansável trabalho dos servidores que atuam com Educação Fiscal."


Ficha técnica

"Por Dentro da Bagagem"

Gênero: Comédia Musical

Duração:55 minutos

Texto, músicas e direção musical: Celso Viáfora

Direção geral: Adilson Azevedo

Iluminação: Inês Silva

Elenco: Gabriela Vasconcelos, Katia Nobre, Priscila Penna, Roger Martin e Tibério Barreira


Fonte:

Deixe seu comentário