Portal da Cidade Registro

Compra segura

Procon-SP ensina como não levar golpes em compras pela internet

Consumidor deve observar informações da loja virtual, buscar referências e usar conexões confiáveis para realizar compras virtuais

Publicado em 01/08/2020 às 03:00
Atualizado em

Comprar pela internet virou rotina para pessoas que não têm tempo de ir às lojas físicas. A internet virou um “point” de compras: desde roupas, sapatos, compras de supermercado, eletrodomésticos, tudo é possível na rede mundial de computadores. E é muito tentador, porque é fácil. Bastam algum cliques no seu computador, em casa ou no trabalho, a qualquer hora do dia ou da noite, para que o comprador receba em casa o produto. Com a pandemia do novo Coronavírus as compras virtuais viraram uma necessidade, mas os compradores devem seguir alguns cuidados de segurança.

Para quem está acostumado com o comércio virtual e para quem quer aderir a essa facilidade, mas ainda tem receio de se aventurar pelo mundo das compras pelo computador ou celular, o Procon-SP, dá umas dicas de como se comportar em páginas de compras e evitar cair em fraudes. Mesmo com todas as vantagens do comércio eletrônico, há na rede também páginas maliciosas que só estão no ar para dar golpes em consumidores desatentos ou inexperientes nesta modalidade de compras.


DICAS:


Se informe sobre o site ou aplicativo


A primeira recomendação é buscar informações sobre o site ou aplicativo que vendem os produtos. Isso pode ser feito de algumas formas, como por exemplo coletar referências a amigos, familiares, clubes de desconto e parceiros do emissor do seu cartão de crédito.


Informações sobre o vendedor


É preciso cuidado na hora de fazer compras de forma virtual. Sempre verifique se no site ou aplicativo, qual o endereço do fornecedor, CNPJ, razão social e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimentos de eventuais dúvidas.


Verifique os procedimentos da compra, troca ou devolução


Lembre-se sempre de verificar antes das compras, quais os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega e etc. Se o tempo de espera entre um produto e outro do mesmo site varia muito, fique atento: pode ser um sinal de que a empresa não tem o produto no estoque e provavelmente tentará obtê-lo com outro fornecedor.


Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado


Um fornecedor dificilmente venderá um produto muito abaixo do preço de mercado sem ter prejuízo. Portanto, desconfie imediatamente se a oferta for muito generosa. Pode ser uma mercadoria falsificada, vendida de forma ilegal ou ser uma fraude e a chance de você não receber o produto será grande.


Verifique se o link da página começa com https


Sites que possuem essa sigla no endereço têm a comunicação criptografada, o que aumenta significativamente a segurança dos dados. É como se o cliente e servidor conversassem uma língua que só eles entendem, sem interceptação.


Atenção redobrada com as compras internacionais


Fazer comprar em sites estrangeiros permite aos consumidores encontrar produtos que não temos ou por preços mais baratos, sem impostos. Mas, é preciso muito cuidado para não ser engando. A maioria dos produtos vindos de fora são taxados. O valor dos impostos mais a taxa de frete pode fazer o preço final da mercadoria sair até mais cara do que o produto seria no Brasil, além de demorar mais a chegar.



Fonte:

Deixe seu comentário