Portal da Cidade Registro

Empreendedor

Projeto de Desenvolvimento Sustentável dos Quilombolas no Vale do Ribeira

Parceria entre Sebrae - SP e Itesp para promover o empreendedorismo em comunidades quilombolas

Publicado em 02/01/2020 às 03:32
Atualizado em

O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) firmaram uma parceria para implantar o Projeto de Desenvolvimento Sustentável dos Quilombolas no Vale do Ribeira. O objetivo é promover o empreendedorismo nas comunidades, fortalecer e incentivar o desenvolvimento econômico, cultural e social, gerando renda e melhoria de vida comunidade.

Comunidade Peropava

Duas oficinas-piloto foram realizadas no mês de dezembro de 2019 para ajudar na definição das próximas ações.

As duas Oficinas de Planejamento Participativo (OPP) que foram realizadas serviram como piloto para formatação das próximas ações do projeto. As capacitações foram realizadas nas comunidades de Peropava, em Registro, e Pilões, em Iporanga.

Durante dois dias, os participantes trabalharam na elaboração de um diagnóstico para identificação das necessidades, vocação e problemas existentes de cada comunidade.

Comunidade Pilões

As informações servirão como base para definição de ações e resultados esperados. A previsão é que um documento com um balanço das discussões e um plano de ação seja entregue na primeira quinzena de janeiro.

De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Raimundo dos Santos, a oficina foi importante como ferramenta para detectar os principais pontos a serem trabalhados para o desenvolvimento da comunidade. “A oficina é uma forma de ouvir as percepções dos participantes, organizar as informações e planejar ações de melhoria. Cada comunidade tem seu potencial e vamos trabalhar em parceria para incentivar e fortalecer o empreendedorismo em cada uma delas”, destaca.

“Dentro das ações de desenvolvimento das comunidades quilombolas, a Fundação Itesp conta com a participação de parceiros. A parceria com o Sebrae-SP vem de encontro com as demandas dessas comunidades visando o fortalecimento do empreendedorismo, gerando assim renda e a independência econômica das pessoas que vivem nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira”, afirma Milton Wolf, coordenador regional da Fundação Itesp no Vale do Ribeira.

Atualmente, o Itesp atende 1.458 famílias residentes em 35 comunidades remanescentes de quilombos, localizadas principalmente nas regiões sul (Vale do Ribeira) e sudeste (litoral norte) do Estado de São Paulo. A maior concentração de comunidades localiza-se no Vale do Ribeira, onde 28 comunidades foram reconhecidas oficialmente e das quais seis já receberam o título da terra.

Fonte:

Deixe seu comentário