Portal da Cidade Registro

Empreendedorismo

SEBRAE e Fundação Getúlio Vargas promovem Encontro de Articulação em Iguape

Foram dois dias de reunião com a participação de 13 municípios do Vale do Ribeira

Publicado em 22/09/2022 às 08:34
Atualizado em

O Sebrae-SP e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) promoveram nos dias 19 e 20 de setembro o Encontro de Articulação Regional, um programa voltado para estimular a economia e o empreendedorismo local no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista. O evento aconteceu no Antigo Paço Municipal de Iguape, com apoio do Prefeito de Iguape Wilson Almeida Lima, reunindo cerca de 70 participantes de 13 municípios do Vale do Ribeira. As reuniões foram lideradas pela Gerente do Sebrae Vale do Ribeira Michelle Raimundo Santos e pelo líder regional FGV, Wilber Rossini, que fomentaram a discussão em quatro eixos prioritários – inclusão produtiva, compras governamentais, desburocratização e governança.

No primeiro dia de evento, pelo Eixo de Governança foi trabalhada a construção do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consorciado no Vale do Ribeira, com a palestra da consultora da FESP/ SEBRAE, Adriana Oliveira. Já no período da tarde, os municípios discutiram melhorias do ambiente de negócios para atração de investidores para a região, no Eixo Desburocratização, por meio da consultoria de Código de Obras e Edificações, que está em trâmite em cinco municípios, com o apoio do SEBRAE. Para embasar o diálogo, houve a palestra com a consultora da FESP/SEBRAE, Ana Carvalho, bem como compartilhado o andamento da consultoria em Iguape, Registro e Ilha Comprida.

Já no segundo dia de reuniões, para o Eixo Inclusão Produtiva, aconteceu a discussão sobre os desafios para que a população em situação de vulnerabilidade possa gerar renda estável, com a apresentação do case do município de Registro, que explanou sobre os avanços no Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva, com a palestra da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Fidelis. Para encerrar os trabalhos, também aconteceu uma capacitação sobre a nova lei de licitações e contratos, no Eixo Compras Governamentais.

Nos dois dias de trabalho, os participantes foram estimulados, por meio de dinâmicas, a fazer uma reflexão sobre a situação atual de seus municípios, em relação aos eixos discutidos, e a apontar os principais desafios e sugestões de melhorias a serem implantadas. “Nesses encontros do Programa de Articulação Regional, tivemos a oportunidade de buscarmos por novas alternativas e possibilidades de compartilhar boas práticas, conhecimento e a cooperação entre os municípios, visando o desenvolvimento regional”, comenta o líder Regional, Wilber.

O prefeito anfitrião de Iguape, Wilson Lima, prestigiou o primeiro dia do encontro, elogiou a iniciativa e agradeço a confiança em realizar a reunião no município. Os diálogos também foram liderados pela equipe do Sebrae Vale do Ribeira com apoio dos gestores Carlos Pereira Junior e Jaqueline Nestllehner, e suporte da articuladora regional do Vale do Ribeira, Jodély Dias. Estiveram presentes representantes dos municípios de Iguape, Registro, Pariquera-açu, Miracatu, Juquiá, Jacupiranga, Sete Barras, Cajati, Pedro de Toledo, Ilha Comprida, Barra do Turvo, Iporanga e Itapeva.

 

Fonte:

Deixe seu comentário