Portal da Cidade Registro

Empreendedorismo

SEBRAE e Municipio promovem ações para fortalecimento da economia na Ilha

A Ilha foi contemplada ainda com a instalação de uma unidade do Sebrae Aqui, um braço do Sebrae no município

Publicado em 05/03/2021 às 08:27
Atualizado em

Em reunião com representantes do Sebrae, o prefeito da Ilha Comprida, Geraldino Júnior anunciou uma série de ações para o fortalecimento da economia local, criação de novos produtos, geração de emprego e renda e inclusão social. Entre as novidades para 2021- destaca o prefeito – está a renovação do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) , com foco no Programa do Selo de Qualidade no Turismo Lagamar.

Geraldino Júnior afirmou que o PDL envolve ações de valorização do artesanato local e programa específico para capacitação dos manejadores de plantas nativas. Outra novidade será o trabalho voltado à inclusão social com cursos técnicos do Programa Empreenda Rápido direcionados às pessoas assistidas pela área social. Tais cursos dão acesso às linhas de créditos do Banco do Povo.

A Ilha foi contemplada ainda com a instalação de uma unidade do Sebrae Aqui, um braço do Sebrae no município.” Nessa nova parceria, a Prefeitura terá assessoria para ações em políticas públicas – no Programa Articulador Regional em parceria com FGv - para fomentar as compras públicas das MPEs locais, contribuindo para o desenvolvimento do município”, anunciou a analista de negócios do Sebrae Jaqueline Nestlehner.

“Para o fortalecimento do turismo e da economia da Ilha – principalmente em período difícil de pandemia - , precisamos ter profissionais preparados em todas as áreas. A qualidade dos serviços é essencial para fidelizarmos os turistas, gerarmos mais empregos, renda , motivarmos novos negócios e movimentarmos a economia”, afirmou o prefeito Geraldino Júnior.

A gerente do Sebrae/SP- agência de Registro , Michelle Santos afirmou que , entre os objetivos do programa, estão a profissionalização do setor para aumentar a competitividade do município e promover o desenvolvimento do turismo com qualidade.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Peitl, abordou a importância das ações voltadas à capacitação das pessoas assistidas pela área social. “São programas completos que irão formar e orientar as pessoas até onde elas quiserem seguir na área do empreendedorismo, de acordo com a vocação e iniciativa de cada um”, comemorou. Também a valorização dos produtos locais – artesanato e plantas nativas – deverá, no seu entender, abrir novos mercados e valorizar a cultura local. O trabalho com o artesanato está inserido no “ Dá gosto de ser do ribeira”, projeto de economia criativa, de fortalecimento da identidade regional, principalmente com a imagem do guará, ave símbolo da Ilha.

Durante a reunião, também houve prestação de contas das ações de 2020: trilhas de capacitação e consultorias junto ao trade turístico – profissionais áreas de Meios de Hospedagem, Alimentação, Turismo, Artesanato e Empreendedorismo Social ; a realização do Empretec - que utiliza experiência da ONU e é considerado o maior Seminário de Empreendedorismo do Mundo ; apoio ao selo Turismo Lagamar, Oficina de Planejamento de Ações (OPA); apoio no Festival Gastronômico Mesa Caiçara ( De 14/10 à 16/11/20), além de capacitações e encontros, online e presenciais, em todas as áreas.

Além do prefeito Geraldino Junior, de Juliana Peitl e Jaqueline, do Sebrae, participaram da reunião a diretora da Divisão de Turismo, Christine Hudson, o analista de negócios Leonardo Raupp Matta Analistas de Negócios e o consultor Thiago Oliveira Rodrigues, do Sebrae.


Fonte:

Deixe seu comentário