Portal da Cidade Registro

Economia forte

Sebrae investe mais de R$ 1,1 mi nos pequenos negócios do agro do Vale em 2022

Foram 147 ações entre cursos, projetos vocacionais e consultorias com mais de 1,5 mil produtores e produtoras rurais beneficiados

Publicado em 04/02/2023 às 09:12

Com o objetivo de capacitar os micro e pequenos negócios do agro do Vale do Ribeira, o Sebrae-SP investiu em 2022 mais de R$ 1,1 milhão em 147 ações no segmento, contemplando mais de 1,5 mil produtores e produtoras rurais da região. 

Entre as ações realizadas, se destacam cursos e projetos de bubalinocultura, pupunha, banana, erva-mate, aquicultura, apicultura, plantas ornamentais, turismo rural, bovinocultura, agroindústria, culinária regional, consórcio SIM regional, artesanato, entre outros, como os projetos de indicação geográfica da banana e do palmito pupunha e o arranjo produtivo local da banana.

O Sebrae-SP também articulou e vem articulando a participação dos pequenos produtores e produtoras do Vale do Ribeira em importantes eventos do segmento, como a Agrishow, Hortitec, Enflor, Feira do Empreendedor, Rodadas de Negócios e os internacionais Fruit Attraction (Madri), Gulfood (Dubai) e Expo Dubai. Em Registro, fomenta o acesso a novos mercados auxiliando na organização da Feira do Produtor Rural e Sabores da Terra. 

"E não vamos parar por aí. Faz parte da missão do Sebrae-SP auxiliar os pequenos negócios e estamos em reuniões constantes com os quatro sindicatos patronais rurais do Vale do Ribeira para beneficiar também os produtores que fazem parte dos sindicatos", explica o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira.

Programa ALI Rural

O Sebrae-SP já está com inscrições abertas para o novo ciclo do programa ALI Rural, que tem previsão de início para mês de abril no Vale do Ribeira. A capacitação é voltada para produtores rurais que possuem DAP, CNPJ Rural ou inscrição estadual, 100% gratuita, totalmente subsidiada pelo Sebrae-SP.

O programa oferece um acompanhamento de oito meses, com reuniões a cada 20 dias na propriedade rural, resultando em cerca de 10 encontros durante a jornada. O foco do ALI Rural está no aumento de faturamento e na inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado.

A metodologia consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para que sejam trabalhadas cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas.

No primeiro ciclo do programa, 43 produtores e produtoras foram atendidos. Todos relataram melhorias na gestão, tais como 51,1% de aumento em controles gerenciais; 13,7% de aumento em melhorias dos processos produtivos; 45,5% de aumento em marketing e vendas; 46,5% de aumento em redução de custos; e 44,6% de aumento em novos produtos.

“A força e dimensão do agro são incontestáveis. O ALI Rural vem para atender os pequenos negócios do campo que tanto anseiam por inovação. A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais no dia a dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos e otimizar a produção”, destaca Nogueira.

As inscrições para a primeira turma do ALI Rural em 2023 podem ser feitas pelo link https://bit.ly/AliRural_ValedoRibeira_2023. Mais informações pelo telefone (13) 3828-5060, opção 4.

Fonte:

Deixe seu comentário