Portal da Cidade Registro

Desenvolvimento

Sebrae-SP vai impactar mais de 1,5 mil munícipes de Ilha Comprida

Programa de Desenvolvimento Local acordado com a Prefeitura já rende frutos e promete ainda mais resultados em empreendedorismo para 2020

Publicado em 11/10/2019 às 00:43

O Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida vão impactar mais de 1,5 mil munícipes, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades empreendedoras de capacitação. Por meio do Programa de Desenvolvimento Local do Sebrae-SP, o objetivo é fomentar o empreendedorismo no município, principalmente em meios de hospedagem, para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável. Todo o projeto é subsidiado pela Prefeitura, não gerando custo algum aos interessados da cidade. 

O projeto envolve uma série de ações voltadas para empresários, futuros empresários, agentes públicos, crianças e adolescentes desde o mês de maio de 2019, com muitas outras ações previstas até o final do ano e para todo o ano de 2020. O acordo foi assinado no último mês de abril pelo prefeito de Ilha Comprida Geraldino Barbosa de Oliveira Junior e pela gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira Michelle Santos.

A parceria Prefeitura/Sebrae-SP está rendendo e ainda renderá diversas atividades na cidade para um total de mais de 1,5 mil pessoas. Estão sendo trabalhadas ações com foco em desenvolvimento local por meio das micro e pequenas empresas do município, tais como palestras, cursos, oficinas, orientações técnicas, diagnósticos empresariais e projetos segmentados. Em 2019, por exemplo, mais de 150 empresários dos setores de meio de hospedagem, turismo, alimentação fora do lar e artesanato já foram capacitados.

 Para se ter uma ideia da abrangência do programa, 30 hotéis e pousadas de Ilha Comprida foram capacitadas e devidamente cadastradas no Google, tornando-se acessíveis em um dos maiores buscadores da internet. Outro resultado importante para o município foi a criação de uma cooperativa de meios de hospedagem para compras conjuntas e a implementação de uma lavanderia coletiva, otimizando tempo e recursos. Também já foi criada uma rede de empresários para trabalhar o turismo de aventura no ambiente corporativo e uma loja virtual de artesanato para empresários do segmento.

Pensando ainda mais em enaltecer a cultura local de Ilha Comprida, o projeto vem focando também no fomento à rota Argentina – Ilha Comprida para incentivar a vinda de turistas argentinos no município. Foi promovido ainda um evento gastronômico com mais de 30 participantes empresários do setor de alimentação no qual teve como tema principal o resgate gastronômico do peixe azul marinho, com o objetivo de enaltecer a união da tradição caiçara, há muito tempo perdida na cidade, e a modernidade da alta gastronomia. Também foi criado um drink exclusivo para a cidade, chamado Dunas, com abacaxi, cataia e limão.

Não menos importante, neste ano 25 empreendedores concluíram suas capacitações no Super MEI e terão acesso a crédito para iniciarem ou impulsionarem seus negócios. Ao todo serão até R$ 500 mil de crédito a juro zero.

No quesito cultura empreendedora, serão implantados em 2020 os programas Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Crescendo e Empreendendo, que envolvem alunos do ensino fundamental e médio, estimulando o comportamento empreendedor entre crianças e adolescentes.

De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP Michelle Santos, o projeto foi estabelecido para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento de Ilha Comprida por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. "Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. O acordo reforça a atuação do Sebrae-SP em três bandeiras: desenvolvimento econômico, universalização e sustentabilidade. O município de Ilha Comprida será o primeiro do Vale do Ribeira a alcançar um nível avançado em nosso plano de desenvolvimento local", destaca.


Fonte:

Deixe seu comentário