Portal da Cidade Registro

Mercado

Acompanhando tendência, EAD Unicesumar lança graduação híbrida em Enfermagem

No curso autorizado com nota máxima pelo MEC - o estudante tem presencialidade uma vez por semana no polo

Publicado em 28/07/2022 às 18:56

A Pandemia aumentou o interesse de muitas pessoas em cursos de graduação na área da saúde, como medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia e nutrição.

Essa disparada foi sugerida por uma pesquisa global feita pela Pearson que ouviu 2 mil pais e alunos universitários. Entre eles, 64% dos pais disseram ter percebido aumento de interesse dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No mercado educacional a tendência também foi percebida. De acordo com a Análise Setorial da Hoper 2021, divulgada no início de 2022, em condições de crise econômica, os cursos de saúde ficam em evidência, a graduação de Enfermagem, por exemplo, teve um crescimento de 81,8%, se comparada a métrica brasileira.

Além disso, de acordo com o último relatório do Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020 os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada. Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial.

Atenta às tendências, mas também às necessidades do mercado de trabalho, a EAD Unicesumar - uma das maiores universidades a distância do Brasil - passa a ofertar a graduação de Enfermagem com a metodologia híbrida. O curso terá duração de quatro anos, ou seja, um ano a menos que as graduações em enfermagem de outras instituições, e as aulas terão início já em abril. Isso só é possível devido a concentração de disciplinas e uma metodologia diferenciada que potencializa a aprendizagem dos estudantes.

A possibilidade de ofertar a graduação em Enfermagem já está sendo estudada pela instituição há alguns anos, e agora, com a autorização do MEC, o curso foi estruturado e deve atender à crescente demanda de estudantes na área. “Quando começamos a ofertar cursos de saúde e bem-estar percebemos o interesse dos estudantes pela área, mas além disso, entendemos que a metodologia híbrida atende às necessidades e supre as expectativas da nova geração sobre aprender a partir de tecnologia, usar recursos de aprendizagem disruptivos, ter práticas imersivas e uma sala de aula inovadora.

A proposta para o curso de Enfermagem da EAD Unicesumar integra e interconecta tudo isso, fatores que contribuíram para o MEC avaliar o curso com excelência em todos os aspectos”, conclui orgulhoso Janes Tomelin, pró-reitor de ensino da EAD Unicesumar.

A nova graduação de Enfermagem ofertada pela EAD Unicesumar foi autorizada pelo MEC recentemente. Para isso, em setembro de 2021, uma comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) visitou a instituição, os quesitos avaliados, a instituição obteve nota 5 em todos, avaliação máxima. Para conquistar a nota máxima, o curso foi avaliado em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial previsto para o curso e a infraestrutura (tanto física quanto digital) a ser utilizada para sua realização. Na EAD Unicesumar, o curso de Enfermagem terá práticas desde o primeiro ano, além de uma grade com disciplinas como Inovação Tecnológica na Enfermagem e Empreendedorismo. Tudo isso, com características que só as instituições têm, entre elas: tradução em LIBRAS; Aulas conceituais; Realidade aumentada; Aula mediada com telepresencialidade e Ambientes profissionais (práticas reais no mercado de trabalho). O estudante deverá comparecer ao polo apenas uma vez por semana.

De acordo com a coordenadora do curso Juliana Dalcin Donini, o principal objetivo do curso é formar o profissional para atuar no cuidado ao ser humano com formação generalista, crítica e reflexiva. “Por meio de ensino de qualidade garantido pela utilização de metodologias inovadoras e tecnologia educacional, o graduando em enfermagem será preparado para sua profissionalização, adquirindo habilidades e competências necessárias para sua inserção no exigente mercado de trabalho da atualidade. Os estudantes experimentarão práticas ativas conectadas, no polo e na comunidade, por meio de simuladores realísticos, laboratórios, mas também estágios em UBS e hospitais”, conta a coordenadora.

 Mercado aquecido

 De acordo com uma matéria publicada pelo G1, pelo menos 123 concursos públicos estão com inscrições abertas no Brasil e reúnem mais de 20 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Boa parte dessas vagas são para profissionais da área da saúde, ou seja, um momento promissor para cursar enfermagem e ter ainda mais chances de conquistar uma vaga no mercado.

Ensino qualificado

Reconhecidos pelo MEC, os cursos da metodologia híbrida integram o método convencional presencial, em sala de aula e com a interação de um professor, com o aprendizado on-line, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.

Na Unicesumar, por exemplo, o aluno desenvolve na prática, estudando duas disciplinas por vez e aplicando conceitos em momentos presenciais nos laboratórios. Além disso, o material didático é repleto de ferramentas como games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica para uma experiência de aprendizagem ativa.

Método único de ensino e aprendizagem

Há 15 anos atuando no ensino EAD e há quatro anos ofertando graduações com a metodologia híbrida, a Unicesumar tem um método único de ensino e aprendizagem para cada um dos cursos. “ A abordagem pedagógica híbrida não é uma adaptação do modelo presencial, existe uma construção particular que o fortalece. Diferente do modelo totalmente à distância, onde as aulas acontecem exclusivamente em ambientes on-line, a metodologia híbrida é um modelo pedagógico que integra a tecnologia e a flexibilidade das aulas on-line, com a vivência e a prática presencial do ensino regular. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de aprenderem por meio de experiências de aprendizagem apoiadas nos recursos como realidade aumentada, simuladores, jogos interativos, podcasts e vídeo 360ª. Na Enfermagem, além de tudo isso, os estudantes terão práticas em laboratórios de habilidades e simulações realísticas, hospitais e UBSs. ”, afirma Tomelin.

O modelo pedagógico adotado no curso de Enfermagem tem a capacidade de gerar maior impacto na vida dos estudantes, influenciando-os aprenderem mais e melhor, dando-lhes a chance de desenvolver seu conjunto de habilidades e aumentarem ainda mais o repertório de possibilidades profissionais.


Fonte:

Deixe seu comentário