Portal da Cidade Registro

Educação

Alunos da Rede Municipal de Registro poderão receber tablets

Os tablets serão usados para inclusão social e pedagógica, além de permitir o acesso a conteúdo educacionais

Publicado em 09/09/2019 às 08:27
Atualizado em

Com a perspectiva de ampliar a política de tecnologia educacional da rede municipal, o vereador Vander Lopes (PSC), esteve em audiência no Ministério da Educação, onde solicitou a aquisição de tablets para os alunos da rede pública de ensino de Registro. O parlamentar quer que os alunos tenham um novo aliado na hora de estudar: o tablet. 

A Rede Municipal de Educação possui hoje cerca de 6.300 alunos, dos quais aproximadamente 5.000 seriam beneficiados diretamente com o projeto. Portanto, no ensino fundamental, a possibilidade de uso e aproveitamento é praticamente integral. O investimento total é da ordem de R$ 600 mil/ano (custo de aproximadamente de R$ 2.500,00 por escola).

Os tablets serão usados para inclusão social e pedagógica, além de permitir o acesso a conteúdo educacionais. “Com os tablets tanto os professores quanto os alunos terão uma oportunidade de ampliação do conhecimento, para a pesquisa e para o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem”, ressaltou Vander.

Vander ressaltou ainda que “o avanço da tecnologia muda constantemente o modelo tradicional de ensino nas salas de aula por todo o Brasil. Junte-se a isso, a expectativa do aluno hoje e a curiosidade aguçada para pesquisar, conhecer e se atualizar constantemente, quase que de modo instantâneo. Além disso, a facilidade do uso de aplicativos aumenta a produtividade da criança e possibilita o acesso a diversas informações. O custo-benefício também é outro ponto positivo, pois a aquisição de livros e materiais diversos que auxiliem no aprendizado depende de altos investimentos e espaça físico, sendo que um equipamento de informática abrange informações e inúmeras possibilidades que refletem diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes demonstram interesse pelo uso da tecnologia o que pode ser aproveitado pele escola e pelo professor, tornando a aula mais dinâmica e melhorando assim o resultado obtido”, finalizou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cinira Alves da Silva, a utilização dessa ferramenta na sala de aula, como material de apoio a professores e estudantes, deverá aumentar muito a produtividade e o rendimento escolar. “Um aspecto importante nesse investimento é o controle total que o professor tem sobre a aula e as atividades desenvolvidas em sala. Outro, é a facilidade na aplicação das avaliações e no desenvolvimento natural que faz com que o aluno se integre mais rapidamente ao ambiente escolar. Além desses fatores apontados, a tecnologia em sala de aula é, atualmente, uma realidade necessária e já está presente em diversas escolas, propiciando aos alunos de outras regiões um melhor aproveitamento e desenvolvimento educacional”, informa.

No Ministério da Educação, Vander foi acompanhado do deputado federal Gilberto Nascimento, que fez questão de estar presente com o vereador em audiência no Ministério. Na oportunidade, o vereador de Registro apresentou outras reivindicações: Aquisição de Acervo Literário. Aquisição de Furgão refrigerado para a Cozinha Piloto e Construção de Centro de Formação com Anfiteatro.


Fonte:

Deixe seu comentário