Portal da Cidade Registro

Incentivo à leitura

Alunos escrevem suas próprias histórias por meio do Projeto Estante Mágica

Projeto educacional acontece em Jacupiranga

Publicado em 17/11/2022 às 10:39

As professoras Priscila Pires Rosa Porfida, Solange de Oliveira Souza, Joice dos Santos Silveira, Luana Patekoski Matos Ferreira, Edjane Ramos Avelino Gomes e Thayene Lima, da EMEB Professor Gaspar Rodrigues de Mattos, em Jacupiranga, deram início ao Projeto Estante Mágica.

“Nós percebíamos que os alunos estavam se afastando cada vez mais dos livros, então, pensamos: e se eles pudessem produzir seu próprio livro, com suas próprias histórias e ilustrações?!”, explicaram as professoras.

Foi assim que em maio desde ano iniciou-se o projeto, onde cada aluno do 1º e 2º ano do período da manhã puderam escrever suas histórias e fazer suas ilustrações. Além de ter sido um grande incentivo a leitura, foi também uma maneira de estimular a escrita desses alunos que estão em fase de alfabetização.

Mas, como a ideia era ainda mostrar a importância dos livros, nada mais coerente que imprimir para que os alunos pudessem ter o gostinho de ver e guardar aquilo que produziram.

Dessa maneira, na manhã dessa quarta-feira, dia 16/11, todos os 73 alunos envolvidos (1º ano A e B – 2º ano A e B) puderam ver de pertinho o livro que escreveram e foi um momento de muita emoção tanto para os alunos quanto para a professora Solange e demais envolvidos no projeto.

Para fechar com chave de ouro, no dia 25/11, a Escola irá promover uma manhã de autógrafos, onde os alunos irão assinar os livros para presentear seus pais e familiares. O evento de autógrafos faz parte do Projeto Estrelas Literárias no qual, em parceria com a editora Estante Mágica, os livros são publicados após serem escritos e ilustrados pelos alunos com o auxílio das professoras.

“Nós não queríamos fazer apenas um projeto, mas sim resgatar a leitura como um ato de prazer, de se transportar para o desconhecido, decifrar sentimentos e emoções, acrescentar vida ao sabor da existência e da experiência. Tinha que ser algo novo, que fizesse a diferença na vida das nossas crianças e que ficasse eternizada em suas memórias. Por isso abraçamos a ideia da professora Adriana Oliveira de Jesus de participar desse projeto que foi um verdadeiro sucesso. Ter esses livros nas mãos é emocionante. Ver os olhinhos das crianças brilhando é inexplicável. Eles estão orgulhosos de si mesmos, do trabalho que desenvolveram. Isso não tem preço”, finalizam as professoras orgulhosas de seus alunos.

Esta foi apenas mais uma ação desenvolvida pelas professoras da Escola Gaspar Rodrigues de Mattos. Recentemente houve também o Soletrando, envolvendo os alunos em um grande aprendizado por meio de brincadeiras.

Tanto o Soletrando quanto Meu Primeiro Livro, que fazem parte do Projeto Estante Mágico, tiveram grande destaque com alto índice de aproveitamento das crianças. Em forma de agradecimento, as professoras Solange (Meu Primeiro Livro) e Joice (Soletrando) foram presenteadas com um notebook.

Fonte:

Deixe seu comentário