Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Associação promove ações ambientais com estudantes do Vale em Registro

Para os colaboradores da AMAVALES é uma grande oportunidade em apresentar a mineração de areia para o futuro do Brasil – as crianças

Publicado em 29/09/2022 às 11:13

Na semana do dia 21 de setembro, a Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira — AMAVALES recebeu os alunos da Escola Hiroshi Sakano, do bairro Jurumirim, em Registro, para apresentação dos métodos de recuperação florestal e lançamento de sementes da palmeira Juçara (Euterpe edulis) para enriquecimento florestal.

Aproximadamente 54 alunos participaram do evento, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Após a visita na mineração, participaram de um lanche fornecido pela AMAVALES, tiraram dúvidas sobre a mineração e receberam um brinde da Associação. “Durante o evento os alunos conheceram o funcionamento do processo de extração da areia e tratamento dos resíduos, puderam também lançar sementes para enriquecer a mata ciliar e tomar ciência das diversas carreiras profissionais possíveis na mineração de areia, como, por exemplo: caminhoneiros, operador de máquinas, biólogos, geólogos, jornalista, etc. Os alunos, professores e equipe gestora consideraram enriquecedora a experiência, uma vez que foi possível contextualizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A equipe agradece o acolhimento e todo conhecimento apresentado pelos profissionais da AMAVALES”, ressalta a coordenadora de gestão pedagógica geral, Márcia Santos Birnfeld.

O segundo dia de comemoração foi com a escola de Jacupiranga, Escola Rural Pindauba, com 28 alunos do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. Os alunos foram até a mineração de areia Jurumirim, conheceram todo o processo de extração de areia, a importância do Rio Ribeira de Iguape, a apresentação do beneficiamento de areia e processo de reuso da água para voltar ao rio, lançaram sementes de juçara e foram para a outra mineração de areia – Porto Seguro, local que receberam um lanche, ganharam brindes e receberam doações de mudas para o plantio no colégio.

Segundo o professor especialista em arte e técnico em agropecuária, Marcelo Mancio, esse evento foi o complemento do Projeto de Preservação Natureza e o Pensamento Verde — Projeto 3R’s — Nossa Escola em Ação. “O evento foi importante para ressaltar o que já apresentamos em sala de aula para os alunos. Trabalhamos o assunto de reflorestamento, preservação da natureza, conservação do solo e reuso da água e na mineração foi possível rever na prática”.

Para os colaboradores da AMAVALES é uma grande oportunidade em apresentar a mineração de areia para o futuro do Brasil – as crianças. Mostrar o quanto a mineração é importante para o desenvolvimento do país e o trabalho com responsabilidade ambiental.

Fonte:

Deixe seu comentário