Portal da Cidade Registro

Educação

Centro Paula Souza (CPS) prepara dicas de volta às aulas para 2021

Unidades do CPS recebem os ingressantes entre os dias 8 e 17

Publicado em 10/02/2021 às 22:24
Atualizado em

A semana começou com diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) com portas abertas para dinâmicas de recepção e acolhimento aos ingressantes, para que possam conhecer as unidades onde vão estudar de forma escalonada e seguindo o Protocolo Sanitário do Centro Paula Souza (CPS). Entre os dias 3 e 5, professores reuniram-se remotamente para planejarem as atividades para esta retomada. A programação de 8 a 17 de fevereiro inclui ações presenciais exclusivas para os alunos que fizeram o processo seletivo para o primeiro semestre de 2021. Ontem (8) teve início o ensino remoto para os alunos de Etecs do Estado de São Paulo.

Depois de superar um ano cheio de desafios e aprendizados, docentes e estudantes avançaram nas trilhas do ensino virtual e, mais preparados, poderão começar a transição gradativa para o modelo híbrido de educação. O formato prevê parte das atividades presenciais com grupos reduzidos de alunos e outra parte que continuará sendo ministrada remotamente.

Para dar as boas-vindas neste início de ano, o Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), do CPS, preparou algumas dicas de volta às aulas que podem garantir um retorno com mais empatia e resultados positivos.

Organize seu espaço – Como 2021 começa no sistema virtual, escolha um espaço em casa para estudar. Encontre um cantinho com o qual se identifique para fazer as atividades, estudar, ler e acompanhar as aulas. Isso ajudará na organização pessoal e sinalizará para a família que “você está na escola”.

Câmera aberta – Faça diferente este ano e abra a câmera do computador quando estiver na aula. O contato visual aumenta o foco e é importante para o professor. “A expressão facial do aluno orienta o educador que, ao perceber um olhar diferente, tem a chance de reconstruir o que estava falando e resgatar a comunicação”, explica Sandro Valérius, coordenador de projetos para EaD do CPS. E aqueles que não se sentem à vontade em compartilhar um pouco da privacidade, a plataforma Teams conta com várias opções de fundos de tela. Que tal uma paisagem bonita para animar o dia?

De olho no relógio – Outro cuidado essencial nessa retomada às aulas é com a gestão do tempo. Seja pontual para as aulas online, assim como sempre precisou ser nas presenciais. Organize o tempo também a seu favor. Estipule uma agenda pessoal que funcione para atender aos prazos e que permita um tempo livre para outros tipos de atividades. Administrar uma rotina de estudo é uma prática que vai ajudar inclusive na vida profissional.

Método de estudo – Além do espaço e tempo, a organização para os estudos é um tema importante da volta às aulas. A recomendação é identificar qual método pode funcionar melhor para cada um. Fichário, caderno, bloco de notas, mapa mental, fazer a atividade no mesmo dia da aula, fazer em dias alternados? A sugestão é estabelecer um método para seguir, mas como implementá-lo é um desafio pessoal.

Metas cumpridas? Descanso merecido – E cultivar o equilíbrio é mais uma dica para começar bem o ano e manter o ritmo e entusiasmo até dezembro. O descanso e o lazer ajudam a calibrar a rotina puxada de estudos e podem ser um bônus para quem executou suas tarefas. “O equilíbrio deve ser uma meta. Jogar videogame ou conversar com amigos pode ser considerada a recompensa pela missão cumprida”.

Novos combinados. É muito importante estar atento aos comunicados publicados nas redes sociais das Etecs, na plataforma NSA, e enviados pelo e-mail da escola. Por estes canais, os alunos serão informados sobre o cronograma de retorno presencial parcial em cada unidade.

Para o início do ensino híbrido será imprescindível seguir rigorosamente o Protocolo Sanitário do CPS orientado pelo Centro de Contingência do Coronavírus. A diretora do Grupo de Supervisão Educacional da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Sabrina Ferreira, reforça a importância do respeito às regras para garantir a segurança de todos: “Cada um deve fazer sua parte para preservar o coletivo. Só assim conseguiremos reduzir os riscos de circulação do vírus na escola e também nas famílias”, afirma.

Para proteção dos colegas, professores e funcionários das Etecs, é necessário respeitar a sinalização de distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel, a aferição de temperatura e a higienização das mãos. Se possível, o ideal é que cada um leve a própria garrafa de água e não esqueça de deixar os abraços para depois da vacinação.

Fonte:

Deixe seu comentário