Portal da Cidade Registro

Ensino superior

Cursinho Pré-Vestibular Comunitário do IDESC abre inscrições para o 2º semestre

As aulas serão presenciais e online, por meio do aplicativo Google Meet, sempre das 19h às 22h. Começaram na segunda-feira, dia 8 de agosto.

Publicado em 29/07/2022 às 08:03
Atualizado em

O Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC) anunciou, nesta sexta-feira (29), a abertura das inscrições para o 2º semestre do Cursinho Pré-Vestibular do IDESC. As inscrições serão realizadas por formulário online até a próxima sexta-feira (05 de agosto) as aulas começarão, de maneira presencial e on-line (híbrida), na segunda-feira, dia 8 de agosto.

O cursinho Popular Registro é uma experiência pedagógica do IDESC que começou em 2018. A primeira experiência teve mais de 135 pessoas matriculadas no “Preparatório para o Concurso da Prefeitura de Registro” e ocorreu em parceria com a Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças, que cedeu o seu espaço para sediar as aulas.

Em 2019, em parceria com a Diocese de Registro, o Cursinho realizou o Pré-Vestibular para estudantes e egressos de escola pública, garantindo o direito ao acesso à educação superior. Em 2021, em razão da pandemia do COVID-19, o Cursinho Popular ocorreu de maneira virtual, tendo 416 inscrições e aulas com mais de 200 participantes simultâneos.

Por conta da viabilidade do ensino virtual e da necessidade do ensino presencial, este ano o Cursinho oferecerá as duas modalidades. A iniciativa partiu de professores que fazem parte do IDESC, que receberam esta demanda e avaliaram a necessidade de uma ação para garantir maiores possibilidades às pessoas com baixa renda nas provas do Concurso da Prefeitura de Registro.

Um dos princípios em que se baseiam os organizadores e professores voluntários é o de “igualdade de oportunidades”, noção que permite observar o peso da desigualdade e como ela é determinante no acesso às oportunidades.

Os professores e professoras são totalmente voluntários. Para este ano, a diretoria do IDESC e o corpo docente, por conta das oportunidades que o ensino virtual traz para os estudantes de outras cidades do Vale e da importância do ensino presencial para estudantes de Registro, decidiu-se por iniciar as aulas de maneira híbrida (presencial e online) ao longo do ano.

“Nossos professores e professoras voluntários querem fazer a diferença nessa sociedade: garantir a oportunidade do acesso ao direito ao ensino superior e da educação crítica. Queremos pintar a universidade com as cores de nossos estudantes das escolas públicas”, afirma o professor Jefferson Pécori, coordenador do projeto.

O período de inscrição (online) será de 29 de julho a 5 de agosto. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/QpzZ3KAPs9hqQNCU7. As aulas serão presenciais e online, por meio do aplicativo Google Meet, sempre das 19h às 22h. Começaram na segunda-feira, dia 8 de agosto.

 

Maiores informações pelos contatos:

Facebook: https://www.facebook.com/cursinhopopularregistro

E-mail: cursinhopopular2019idesc@gmail.com

Telefone: (13) 98169-3533

Fonte:

Deixe seu comentário