Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Docentes do Câmpus Registro publicam e-book gratuito

Material sobre recursos naturais da região beneficiará gestores, cientistas e acadêmicos

Publicado em 30/03/2021 às 22:45
Atualizado em

O e-book ‘Manguezais, Camarões-de-Água-Doce e Manjuba-de-Iguape: Patrimônios Natural e Cultural do Vale do Ribeira e Litoral Sul do Estado de São Paulo’ surgiu da iniciativa de professores do curso de Engenharia de Pesca da UNESP Câmpus de Registro. O material apresenta um conjunto de informações sobre alguns dos recursos naturais da região, no intuito de prover material gratuito de divulgação, estudo e consulta para estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca, Biologia, Oceanografia e áreas afins, bem como para subsidiar tomadas de decisão, por parte de prefeitos e gestores de Unidades de Conservação ou outros interessados.

Os assuntos tratados neste e-book são apresentados em quatro capítulos, concebidos a partir das respectivas áreas de investigação dos autores. O primeiro capítulo, ‘Contextualização Ambiental do Vale do Ribeira e Litoral Sul’, elaborados pelos editores, é iniciado conceituando os serviços ecossistêmicos e, posteriormente, são apresentadas as principais características da região, incluindo a bacia hidrográfica do rio Ribeira de Iguape, o canal artificial Valo Grande e as áreas protegidas dessa região.

No segundo capítulo, intitulado ‘Ecossistema Manguezal, seus Recursos Naturais e Pesca’, a Profa. Dra. Marília Cunha Lignon (UNESP) e o Dr. Jocemar Tomasino Mendonça (Instituto de Pesca - SP) abordam a distribuição dos manguezais no mundo e no Brasil, seus serviços ecossistêmicos e a pesca estuarina no Litoral Sul de São Paulo. Além disso, apresentam informações detalhadas dos principais recursos pesqueiros dependentes dos manguezais da região, tais como ostra, caranguejo-uçá, siri-azul, parati, camarão-estuarino, iriko e robalo-peva.

No terceiro capítulo, ‘Camarões-de-água-doce do Vale do Ribeira: Riqueza, Importância Ecológica e Econômica’, a Profa. Dra. Giovana Bertini (UNESP), Profa. Dra. Maria Maschio Rodrigues (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - ES), Eng. de Pesca Kelly Kanae Izumi (UNESP) e graduanda Karyna Satomi Izumi (UNESP) retratam a riqueza das espécies de camarões-de-água-doce presentes na bacia do rio Ribeira de Iguape evidenciando a biologia, a importância ecológica e econômica das espécies. São enfatizadas ainda as características morfológicas dos Caridea, a história de vida, a dependência das espécies pela água salobra e as principais formas de coleta e análise de dados populacionais.

No quarto capítulo, ‘A Manjuba-de-Iguape: Importância Ecológica, Econômica e Social’, o Prof. Dr. Santiago Montealegre-Quijano (UNESP), a Dra. Marina Vianna Loeb (Museu de Zoologia – USP) e o Dr. Jocemar Tomasino Mendonça (Instituto de Pesca – SP) apresentam revisão literária acerca do conhecimento da manjuba-de-Iguape, nos aspectos da sistemática, pesca, biologia e uso sustentável. Um levantamento e análise dos dados históricos de produção pesqueira e algumas diretrizes para o aproveitamento sustentável são apresentados.

O e-book pode ser encontrado no link: https://web.registro.unesp.br/sti/ccount212/click.php?id=ebookmanguezais

Fonte:

Deixe seu comentário