Portal da Cidade Registro

Educação

Educação conectada chega à escola da zona rural em Iguape

A iniciativa é do Plano Nacional de Educação (PNE), que preconiza a inserção da tecnologia nas salas de aulas e também prevê a formação de professores

Publicado em 26/11/2020 às 21:43
Atualizado em

A Prefeitura de Iguape está integrando o programa do Governo Federal Educação Conectada nas escolas. Assinado em 2019, em agosto deste ano foi aberta a seleção de escolas para sua implantação. 

A iniciativa conjunta da Prefeitura de Iguape, através do Departamento Municipal de Educação, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está beneficiando neste primeiro momento com internet via satélite a Escola Municipal ‘Prof. José Luiz de Aguiar’, no bairro Itimirim, zona rural de Iguape. 

No último dia 24 de novembro, a coordenação do Departamento Municipal de Educação acompanhou a instalação da antena de recepção de internet, que se propõe a ser de qualidade. 

O programa tem como objetivo apoiar a propagação do acesso a internet em alta velocidade e motivar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O programa tem se mostrado fundamental para melhorar o desempenho dos estudantes na zona rural, em localidades mais distantes, onde é mais difícil a conexão de internet. 

Os recursos do Educação Conectada são transferidos às escolas selecionadas via Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE). Os investimentos servirão para contratação de serviços de conexão à internet e para a aquisição de equipamentos eletrônicos, necessários à conectividade. Os valores são dimensionados de acordo com a quantidade de alunos e do Plano de Aplicação Financeira (PAF), apresentado pelos gestores de cada escola. 

A iniciativa é do Plano Nacional de Educação (PNE), que preconiza a inserção da tecnologia nas salas de aulas e também prevê a formação de professores por meio do ambiente virtual de aprendizagem do MEC, chamado AVAMEC. 

Trata-se de uma importante conquista para o município e em especial para o ensino público. 

Duas outras escolas municipais aguardam a implantação do programa: “Prof. Tadashi Namba’, no Itatins, e ‘Pé da Serra’. 

--

Fonte:

Deixe seu comentário