Portal da Cidade Registro

Bate-papo

Educação indígena é tema de debate no Sesc, hoje, às 16h

A conversa online acontece na página do Sesc SP no Youtube e será aberta à participação do público, por meio de perguntas e comentários

Publicado em 05/08/2020 às 03:52

Nesta quarta-feira, dia 5, o projeto Sesc Ideias vai debater o tema "Povos Indígenas - Um debate na construção da identidade indígena e os direitos diferenciado".

Em 1997, a partir da demanda de lideranças indígenas e indigenistas, o governo do Estado de São Paulo instituiu a política estadual de educação escolar indígena. Esta política objetivou criar nas comunidades que vivem em terras indígenas, uma educação escolar específica, intercultural, diferenciada e bilíngue. A educação escolar indígena surgiu como política pública em âmbito nacional em decorrência dos direitos conquistados pelos povos indígenas na Constituição de 1988. A criação de escolas indígenas objetiva contribuir para que os estudantes indígenas desenvolvam o conhecimento de sua própria cultura e também conheçam a cultura da sociedade envolvente. Para as lideranças, aprender a cultura da sociedade envolvente possibilitaria aos jovens indígenas ferramentas de interação e negociação com o poderes públicos e com a sociedade em geral, para melhor defender os seus direitos.

Passados 23 anos de implantação desta política, quais foram os resultados obtidos? A escola indígena em São Paulo está conseguindo o objetivo de formar verdadeiros cidadãos indígenas? Em relação ao povo Guarani, a escola tem contribuído para o fortalecimento de seu modo de vida próprio, o nhande reko? Tem fortalecido o uso da língua materna? Tem contribuído para as crianças e jovens guarani valorizem a sua própria identidade e se reconheçam como integrantes de um povo diferenciado que funda sua vida nos princípios ancestrais que continuam sendo repassados de geração a geração pelos xeramõi e xejaryu, os mais velhos e as mais velhas? Quais são os desafios que se colocam para as comunidades, os professores e estudantes guarani, num contexto que os povos indígenas sofrem graves ameaças e ataques aos seus direitos e aos seus territórios, que podem colocar em risco a sua própria sobrevivência como povo originário?


IDEIAS : Povos Indígenas - Um debate na construção da identidade indígena e os direitos diferenciado


Convidados: 


Antony Karai Poty é Professor Eventual, Escritor. Guardião da Floresta da Terra Indígena do Jaraguá. Graduando em Direito. Professor da Língua Guarani na Escola de Psicologia da USP.


Cristine Takuá é professora indígena, formada em filosofia na UNESP - Marilia. Ministra aulas de filosofia, sociologia, história e geografia na EE Indígena Xeru Ba'e Kua-I, DER Santos, pertencente à Terra Indígena Ribeirão Silveira, na divisa entre os municípios Bertioga e São Sebastião.


Apresentação e Mediação:


Mario Barroso, gestor cultural, músico, jornalista e coordenador de programação do Sesc Sorocaba.







Sesc Ideias

Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário