Portal da Cidade Registro

Tecnologia

Mais de 8 mil visitam exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Praça Beira Rio recebeu o maior público durante o evento, realizado com apoio de diversas instituições regionais

Postado em 30/10/2019 às 15:47 |

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira (SNCT) movimentou Registro entre os dias 22 a 25 de outubro: mais de 8 mil pessoas visitaram as exposições tecnológicas e participaram das atividades desenvolvidas ao longo da semana em diversos locais da cidade. De acordo com balanço feito pela comissão organizadora, a SNCT deste ano bateu recorde de público, formado em sua maioria por estudantes de escolas públicas da região, mas também por muitos jovens e famílias em busca de conhecimento sobre o tema. 

As exposições tecnológicas montadas no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) atraíram 2.500 alunos da rede pública de ensino de Registro e também vindos de outros municípios como Eldorado, Pariquera-Açu, Cajati, Jacupiranga, Pedro de Toledo e Sete Barras. A ETEC de Registro recebeu 200 pessoas em suas várias exposições. Mas a Praça Beira Rio, no centro da cidade, foi o espaço que mais atraiu a visitação pública – no total 6 mil pessoas circularam pelos estandes que se transformaram em uma verdadeira vitrine da ciência, tecnologia e inovação produzidas no Vale do Ribeira. 

Mais de 200 projetos foram apresentados, além das diversas atividades que ocorreram paralelamente às exposições tecnológicas, como palestras, cursos e oficinas ofertadas por instituições regionais parceiras. “O grande diferencial dessa edição da SNCT foi levar o evento para a Praça e ter contado com a força de várias instituições da região, que ajudaram a construir o maior evento de popularização da ciência, tecnologia e inovação do Vale do Ribeira”, disse a presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Registro, Ronise Suzuki de Oliveira, professora do IFSP de Registro e integrante da comissão que organizou a Semana.  

Para ela, o evento na Praça permitiu que mais pessoas tivessem acesso às exposições e se envolvessem com o tema da C&T. “A participação das instituições tornou o evento grandioso, permitindo atender mais alunos e inspirar mais pessoas sobre esse tema tão importante”, ressaltou a professora. “A SNCT nos deu a oportunidade de conhecer melhor o que cada instituição está desenvolvendo, permitiu pensar em novas parcerias e também constatar que existe um Vale tecnológico e que é possível mudar paradigmas: o Vale está diferente e nós pudemos mostrar isso durante a SNCT”.  

O encerramento da Semana se deu no Núcleo Capelinha do Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati, onde alunos do terceiro ano integrado do Instituto Federal de Registro realizaram o plantio de mudas de juçara em áreas de restauração do parque. Nada mais propício para fechar um evento que teve como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. 

Com apoio do CNPQ/MCTIC, a Semana Nacional de C&T do Vale do Ribeira foi realizada conjuntamente pelo Instituto Federal (IFSP-Registro), ETEC de Registro, UNISEPE, Prefeitura Municipal de Registro e Codivar; em parceria com ITESP, SENAI Registro, SENAC Registro, SESC Registro, SEBRAE Vale do Ribeira, Fundação Florestal, UNESP Registro, UNIVR, Sabesp, Infovale, Instituto de Física da USP/São Carlos e Centro de Pesquisas de Ótica e Fotônica (CePOF/USP/São Carlos).


Fonte:

Deixe seu comentário