Portal da Cidade Registro

Educação

Metodologia do Sebrae-SP vai beneficiar alunos da rede municipal de Iguape

Ao todo serão mais de dois mil alunos do ensino fundamental impactados com a ação.Cerca de 80 professores já estão sendo capacitados

Publicado em 02/03/2020 às 05:53

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura, vai oferecer educação empreendedora para mais de dois mil alunos da rede municipal de Iguape em 2020. Acordo visa implantar a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em 12 escolas municipais da cidade. Para que a metodologia possa chegar aos alunos, o Sebrae-SP já está capacitando cerca de 80 professores da rede municipal de ensino. Eles serão os responsáveis por trabalhar em sala de aula, a partir do mês de abril e ao longo do ano letivo, os conteúdos previstos pelo JEPP, que são voltados aos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. 

De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP Regiane Rabelo, o JEPP tem como objetivo criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. "Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras", explica. 

Na visão da gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira Michelle Santos, essa parceria entre Sebrae-SP e Prefeitura de Iguape é uma grande oportunidade para agregar valor à rede de ensino municipal, proporcionando essa formação ao currículo dos professores e a mentalidade empreendedora nos jovens estudantes. “A educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, comenta. 

Michelle lembra ainda que a parceria entre Sebrae-SP e Prefeitura de Iguape continua com o Programa de Desenvolvimento Local – Iguape Cidade Empreendedora. “O projeto contempla investimentos em outras iniciativas para diversos públicos, além de professores e alunos, empreendedores individuais e artesãos também serão beneficiados por meio do posto Sebrae Aqui de Iguape”, conclui. 

Metodologia 

Serão trabalhadas atividades específicas para cada ano, no total de cinco, levando em consideração aspectos como a faixa etária dos alunos. No primeiro ano, as crianças de 6 anos trabalham o tema “O mundo das ervas aromáticas” para desenvolver o comportamento empreendedor e vivenciar as etapas de um plano de negócios por meio da montagem de uma loja de ervas aromáticas. 

No segundo ano, o tema é “Temperos naturais”. A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. A “Oficina de Brinquedos Ecológicos” é trabalhada no terceiro ano. A proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável. 

No ano seguinte é a vez da “Locadora de Produtos”. A dinâmica incentiva a diversidade de leitura e de outras formas de entretenimento, sensibilizando as crianças sobre o empreendedorismo por meio da montagem de uma locadora de livros, gibis, brinquedos, games ou vídeos. 

No quinto ano, o tema “Sabores e Cores” trabalha o alimento como uma grande oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos.

Fonte:

Deixe seu comentário