Portal da Cidade Registro

Educação

Miracatu é destaque nacional pela valorização da Educação

Ação mobilizadora realizada pela Secretaria Municipal de Educação foi premiada pelo PVE 2019, com apoio da Votorantim Energia

Publicado em 16/02/2020 às 01:00
Atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação de Miracatu (SP) conquistou o prêmio Destaque Nacional do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), uma iniciativa implementada pelo Instituto Votorantim em 104 municípios, com apoio da Votorantim Energia. Como incentivo, os representantes da secretaria ganharam uma viagem formativa ao Canadá, país que ocupa a décima posição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). 

O PVE investe na melhoria da educação pública nos municípios em que a Votorantim atua, com foco na mobilização social das comunidades e no apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. A premiação foi anunciada nesta terça-feira, em São Paulo, durante evento que reuniu centenas de profissionais de educação de 18 estados brasileiros. 

A Secretaria Municipal de Educação de Miracatu foi reconhecida como Destaque Nacional porque, seguindo as diretrizes do PVE ao longo de 2019, conseguiu mobilizar diretores e coordenadores pedagógicos em encontros e capacitações para a valorização da educação. O aprendizado conquistado foi multiplicado para professores e aplicado em salas de aula. 

“Este reconhecimento evidencia as boas práticas de gestão educacional e mostra como o trabalho em equipe faz a diferença. Vemos este prêmio como uma inspiração transformadora para que os educadores continuem em busca de ações que possam romper os muros das escolas, mobilizando toda a comunidade para a valorização da educação”, diz Raquel Leite, Coordenadora de Sustentabilidade da Votorantim Energia. 

Além do “Destaque Nacional”, Miracatu também conquistou outros dois prêmios: Jovens Mobilizadores e Acompanhamento da Aprendizagem. Na categoria Jovens Mobilizadores, o projeto “Quem um pneu reutiliza, resgata sua história e o Bairro Mobiliza”, que envolveu estudantes e a comunidade em uma ação de conscientização ambiental, ganhou o incentivo de R$ 1 mil para que a equipe mobilizadora possa esboçar novas ideias. Já o reconhecimento do Acompanhamento da Aprendizagem, garantiu para uma escola do município um box da revista “Nova Escola”, que permitirá o acesso a cursos e materiais didáticos on-line para toda a unidade escolar. 

A Premiação 

O Prêmio PVE busca reconhecer práticas diferenciadas, visando ampliar a mobilização e o compromisso dos atores dos municípios envolvidos nas ações do programa Parceria Votorantim pela Educação. Ao dar visibilidade para as atividades desenvolvidas por participantes, a premiação contribui para a disseminação de bons trabalhos que possam ser inspiradores para outros municípios, na busca pela melhoria da aprendizagem dos alunos. 

Fonte:

Deixe seu comentário