Portal da Cidade Registro

Dia dos Professores

Mulheres são mais de 70% dos docentes da rede estadual de ensino

Contigente feminino é de 107.829 enquanto que os homens compõem 43.892 do corpo docente

Publicado em 15/10/2020 às 03:00
Atualizado em

Nesta quinta-feira, dia  15, é celebrado o Dia do Professor, data que marca a importância dessa figura fundamental na formação da sociedade.

Em comemoração à data, o governo de São Paulo publicou algumas curiosidades sobre o quadro de professores da rede estadual de ensino.

Entre os dados divulgados estão o contingente maior de professoras em relação aos professores.


Quando foi criado o Dia do Professor?


A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.


Conheça dez curiosidades da rede estadual de São Paulo destacadas pela Secretaria Estadual da Educação.


• A rede estadual de São Paulo possui 151.721 docentes em sala de aula que atuam em 5.100 escolas estaduais. 


• Do número total de professores, a maioria é mulher (107.829) contra 43.892 homens. 


• Na média, as mulheres têm 46 anos, e os homens são um ano mais novos, com 45 anos.  


• 44 professores da rede estadual que moram em dez cidades diferentes lecionam no Centro de Mídias SP, que oferece aulas mediadas por tecnologia transmitidas por aplicativos e canais de TV. 


• No total, 1.124 docentes dão aulas em penitenciárias do Estado. Outros 925 lecionam em unidades da Fundação Casa. 


• Há 1.844 professores que atuam nas salas de recursos que atendem alunos que possuem algum tipo de deficiência intelectual. 


• A rede estadual possui 2.379 professores que ensinam alunos matriculados na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). 


• Há 732 professores que lecionam nos cursos de idiomas nas unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL). 


• O Estado possui 74 docentes que atuam nas classes hospitalares, e ensinam crianças e adolescentes que estão internados ou sob tratamentos médicos nos hospitais. 


• Três novos conteúdos foram incorporados ao currículo paulista neste ano por conta do programa Inova Educação. Sendo assim, 29.219 professores lecionam nas disciplinas eletivas; 22.802 em projeto de vida; e 14.036 em tecnologia e inovação. 

Fonte:

Deixe seu comentário