Portal da Cidade Registro

Educação

Prefeito de Registro participa de evento em Defesa da UNESP

“FrenteUnesp” foi lançada no dia 18, em Botucatu.Idealizada e presidida pelo deputado Fernando Cury, visa discutir as principais dificuldades e demandas

Publicado em 23/07/2019 às 07:24

O prefeito em exercício de Registro, Nilton Hirota, acompanhado pela esposa Eliane  Yukiko Yamamaru, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Unesp, a FrentUnesp, que aconteceu na tarde da última quinta-feira, 18 de julho, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, da Faculdade de Ciências Agronômicas, no campus da Fazenda Experimental Lageado, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo. 

A Frentunesp, idealizada e presidida pelo deputado estadual Fernando Cury, visa discutir as principais dificuldades e demandas da Universidade e tem objetivo de abrir o diálogo para garantir as medidas em apoio às ações desenvolvidas, assegurando a manutenção das atividades públicas prestadas pela instituição. 

Na abertura do evento, o deputado Fernando Cury afirmou que a intenção da Frente Parlamentar, composta de 59 deputados estaduais, é fazer uma radiografia da situação, sem querer apontar culpados, mas buscando vislumbrar saídas para a preservação deste patrimônio que é a Unesp. Todos os componentes da Mesa puderam se expressar, expondo diferentes olhares a respeito do quadro atual. 

O reitor, professor doutor Sandro Valentini, apresentou a situação atual da instituição com alguns apontamentos históricos abordando tanto a crise conjuntural como a estrutural pela qual passam as universidades de todo o país e afirmou que em recente evento no Conselho Estadual de Educação, o membro Luiz Carlos de Menezes chegou a afirmar “se não seria a hora de se fazer um novo Manifesto”, fazendo alusão ao histórico Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932, que marcou a educação brasileira.

A Unesp está entre as cinco melhores universidades do País e entre as 10 melhores da América Latina. O Brasil é o 13º do mundo na produção de papers (artigos científicos) e a Unesp é a segunda em números de produção de pesquisa no Brasil. 

Para termos ideia da importância da Unesp, em Botucatu, o orçamento da instituição é de R$ 560 milhões, superando o do município, que beira os R$ 400 milhões. Em Registro, o orçamento da Unesp corresponde a 8,3% do orçamento municipal. 

“Foi um encontro importante para o setor. É o momento de unir forças para garantir a Educação pública e de qualidade em nosso Estado” afirmou Nilton Hirota. 

Nilton também teve a oportunidade de inteirar ao deputado Cury da importância do Conselho Estadual de Educação ser incorporado de alguma maneira à Frente já que os educadores que compõem o Conselho são bastante sensíveis à luta das universidades, tendo inclusive uma representante da Unesp. E do reitor, Sandro Valentini, teve a seguinte garantia: “Não vamos fechar Registro”! 

A Frente, além do movimento na Assembleia, deverá se reunir nas unidades para prosseguir com os debates e na luta pela educação de qualidade e sua expansão. O evento teve grande representatividade da Universidade e contou com a presença de várias autoridades entre prefeitos, lideranças regionais e representantes das mais de 20 cidades unespianas. A Unesp de Registro foi representada pela professora e coordenadora executiva da unidade, Dra. Patrícia Morgante.

Fonte:

Deixe seu comentário