Portal da Cidade Registro

Vale do Futuro

Primeiros convênios para construção de Casas da Juventude no Vale são assinados

Estado investirá R$ 2,2 milhões no âmbito do programa Vale do Futuro. As unidades serão instaladas nos municípios de Registro, Iguape e Ilha Comprida

Publicado em 29/07/2021 às 21:31
Atualizado em

(Foto: Governo de São Paulo)

O Governo do Estado de São Paulo segue empenhado em impulsionar a carreira profissional da juventude paulista. Nesta quinta-feira (29), o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, assinou os primeiros convênios, no valor de R$ 2,2 milhões, para a construção de Casas da Juventude no estado. As unidades serão instaladas nos municípios de Registro, Iguape e Ilha Comprida, no âmbito do Programa Vale do Futuro.

“Em junho, visitamos o Vale do Ribeira e anunciamos a chegada de três unidades da Casa da Juventude à região. É com imensa alegria que hoje formalizamos os convênios e damos início à construção das unidades que auxiliarão a carreira profissional de nossos jovens”, afirmou o Secretário Vinholi.

A Casa da Juventude oferecerá espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

O projeto é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A Pasta de Desenvolvimento Regional faz a articulação com as Prefeituras e formaliza os convênios para a construção dos espaços.

“Constatamos grande interesse das Prefeituras Municipais em trazerem Casas da Juventude para o Vale do Ribeira, no bojo do Programa Vale do Futuro. Trabalhamos em parceria com a gestão municipal e hoje podemos iniciar esse grande sonho para a região. É muito importante que os municípios possam contar com o Governo do Estado para estimular a juventude, principalmente para o desenvolvimento da região como um todo”, disse o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

As Prefeituras Municipais de Iguape, Ilha Comprida e Registro protocolaram junto a Subsecretaria da Juventude o interesse em receber unidades. Para tanto, os municípios devem obrigatoriamente contar com um Conselho Municipal da Juventude e ter população inferior a 150 mil habitantes, requisitos preenchidos pelos municípios. As Prefeituras indicaram os terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado financiará prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.

“Os municípios da região são os primeiros a celebrar convênios para a construção de unidades da Casa da Juventude, importante projeto para o desenvolvimento regional. O Vale do Futuro agora trabalha em parceria com a Subsecretaria da Juventude para a construção dessas unidades. O Futuro do Vale é a juventude”, concluiu o Coordenador Geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes. 

Fonte:

Deixe seu comentário