Portal da Cidade Registro

Educação musical

Projeto Guri oferece mais de 70 mil vagas para cursos gratuitos de música

Há vagas para o Vale do Ribeira. As matrículas podem ser realizadas de 19 de janeiro a 17 de fevereiro, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos

Publicado em 25/01/2023 às 10:01
Atualizado em

O Projeto GURI – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – abre de 19 de janeiro a 17 de fevereiro o período de matrículas. Ao todo são 72.802 vagas, sendo 18.740 para a capital e grande São Paulo; e 54.062 para o interior e litoral. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência.

Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical. O Projeto Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e alunos podem optar por violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão e canto.

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada nas páginas do Guri na internet. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa.

Polos do Projeto Guri na Capital e Grande SP: https://gurisantamarcelina.org.br/estude-musica/polos-de-ensino/

Polos do Projeto Guri no Interior e litoral: http://www.projetoguri.org.br/polos-guri/

O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em cerca de 400 unidades de ensino, localizadas em mais de 290 cidades do Estado de São Paulo. Alguns polos oferecem também o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Capital e Grande São Paulo – Santa Marcelina Cultura: Bank of America; Constellation Asset Management; Chiesi Farmacêutica; Instituto Ultra; Instituto Center Norte;

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Adufértil; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Usina Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Siltomac; Tegma; Valgroup.

Fonte:

Deixe seu comentário