Portal da Cidade Registro

Educação

Registro terá escola infantil inspirada nas Pedagogias Waldorf e da Escuta

Projeto é fruto de três anos de experiências vividas por mães e educadoras em busca de metodologias que respeitassem individualidade e autonomia da criança

Publicado em 24/11/2019 às 21:32
Atualizado em

Muito mais do que uma escola, um espaço de vivências pautadas nas reais necessidades das crianças, um lugar onde a brincadeira faz parte do processo de ensino-aprendizagem, um espaço que estimula a criatividade e a autonomia do aprendizado, propiciando às crianças situações que vão além do conteúdo curricular e que geram experiências importantes em diversas áreas da vida. 

Assim está sendo construído o espaço “Abra a Caixa”, escola maternal e de jardim de infância que abrirá as portas no início do próximo ano letivo (2020), em Registro, atendendo crianças de 2 a 6 anos com a proposta de formar seres humanos mais criativos, autônomos, socialmente responsáveis e, principalmente, saudáveis e felizes. A ideia é que, através da expressão artística e do livre brincar, cada criança possa desenvolver seu talento natural. 

A nova escola é inspirada na Pedagogia da Escuta, que teve como precursor o educador Loris Malaguzzi, e na Pedagogia Waldorf, fundamentada na Antroposofia e proposta por Rudolf Stainer. Ambos se assemelham quando tratam da importância do respeito às fases de desenvolvimento da criança e sua individualidade, e da figura do educador como mediador de processos e fomentador de valores éticos e morais durante a infância. “Porém, estas são apenas duas das muitas referências, pois a caixa precisa estar sempre aberta às mudanças do mundo e aos processos de desenvolvimento individual de cada criança”, explicam as fundadoras da escola, Edislaine Roza Sakai, ou Di, como é conhecida a engenheira agrônoma mãe de dois filhos; a pedagoga em formação Waldorf Fernanda de Lucena, e a educadora parental em educação positiva e educadora Montessori, Jhenifer Portugal. 

“O mercado de trabalho vem exigindo profissionais multitarefa, curiosos e criativos. No entanto, são estas características que, quando vistas no comportamento das crianças, não são acolhidas e trabalhadas no ensino tradicional”, comentam as educadoras. “Nossa proposta vem ao encontro das alterações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece que o aprendizado aconteça através de campos de experiências e não mais em conteúdo curricular. Para isso, é necessária uma equipe pedagógica preparada, sensível e de escuta, atenta às linguagens das crianças”.  

Na escola “Abra a Caixa”, as crianças vão poder desenhar livremente, sem temas, sem obrigações, pois é a forma que elas têm de se comunicar com o mundo. Também serão incentivadas a fazer pães e trabalhos manuais para que vivenciem o usufruto do trabalho. E haverá o tempo dedicado à contação de histórias, ao aprendizado que vem junto com o momento da alimentação e o tempo dedicado ao “livre brincar”, pois é na brincadeira que a criança conquista o mundo real por meio da fantasia e dos sentidos. 

Para conhecer mais sobre a proposta da nova escola, interessados podem participar da apresentação que será realizada no próximo dia 30 de outubro, às 18h30, no auditório do Mundo Empreendedor, localizado na Avenida Jonas Banks Leite, 134, Centro. Para mais informações, é possível agendar uma conversa com as fundadoras da escola na sala 8 do Mundo Empreendedor, pelo telefone (11) 99660-7151.  


Serviço: 

Apresentação da escola Abra a Caixa

Auditório do Mundo Empreendedor

Dia 30 de outubro (quarta-feira), às 18h30

Avenida Jonas Banks Leite, 134, Centro – Registro


Fonte:

Deixe seu comentário