Portal da Cidade Registro

Arquivo Público SP

Semana Nacional de Arquivos: conheça todos os eventos do Arquivo Público SP

O tema deste ano é “Empoderando Arquivos”, definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA)

Publicado em 02/06/2021 às 07:00
Atualizado em

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre 7 e 11 de junho, com onze eventos on-line. O tema deste ano é “Empoderando Arquivos”, definido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Ele estará presente em debates sobre os desafios dos arquivos na transição de documentos do papel para o digital, o direito ao acesso à informação, a proteção de dados pessoais, entre outros. A 5ª Semana é organizada pelo Arquivo Nacional e acontece simultaneamente em diversas instituições arquivísticas de todo o Brasil, para comemorar o Dia Internacional de Arquivos, em 9 de junho. Veja a programação completa do APESP na página de eventos: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos.

Para abrir a 5ª Semana Nacional de Arquivos o APESP realiza, no dia 7, das 10 às 12 horas, a live O Programa SP Sem Papel e a transformação digital na Administração Paulista: Desafios e Perspectivas, realizando um balanço crítico do processo de transformação digital na administração paulista a partir da implantação do SP Sem Papel com o apoio da política de gestão documental.

Das 14 às 16 horas acontecerá a live Avaliação da massa documental acumulada: desafios e possibilidades, com objetivo de diagnosticar os desafios propostos pela avaliação da massa documental acumulada nos arquivos e apresentar as ações do Arquivo Público do Estado de São Paulo no enfrentamento a esse problema. As duas atividades são voltadas para o público técnico e serão transmitidas pelo YouTube do Arquivo Público.

O 23º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação acontecerá nos dias 8 e 9. O tradicional evento tem como objetivo promover a implementação de políticas municipais de gestão documental, preservação e acesso à informação. No dia 8, terça-feira, das 10 às 12h30, serão abordados os temas A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Aspectos da regulamentação municipal, com Júlio Rogerio Almeida de Souza, Procurador do Estado; e Preservação de documentos da pandemia, com Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

No dia 9, quarta-feira, no mesmo horário, o 23º Encontro Paulista segue com o Secretário Municipal de Educação de São Paulo e ex-coordenador do APESP, Fernando Padula Novaes, abordando o tema A importância dos instrumentos de gestão documental para a eficiência administrativa; seguido pelo lançamento do Modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para o Poder Executivo Municipal (Atividades-meio e Atividades-fim), apresentado por Ieda Pimenta Bernardes, diretora do Departamento de Gestão do SAESP/APESP, Alexandre Bianchi, diretor do Centro de Gestão Documental e Júlio Couto Filho, executivo público do CAM/APESP.


Fonte:

Deixe seu comentário