Portal da Cidade Registro

Entretenimento

Sesc discute Jogos on-line em uma perspectiva socioeducativa

O debate propõe reflexões sobre tabus, incertezas e virtudes que se desdobram da prática dos jogos eletrônicos

Publicado em 12/10/2020 às 01:00

O projeto Sesc Ideias realizou debate com o tema: "Jogos on-line: desafios e virtudes sob uma perspectiva socioeducativa".

Os jogos eletrônicos invadiram definitivamente o cotidiano das pessoas de forma muito intensa, entre todas as faixas etárias.  

Crianças e adolescentes hoje já nascem com facilidade de acesso às mais diversas tecnologias digitais, com dispositivos naturalmente presentes no dia-a-dia das famílias de diferentes matizes, e tal realidade impacta hábitos relacionados à educação, ao lazer e à saúde.

Neste contexto, esta edição da série Ideias do Sesc São Paulo propõe reflexões sobre tabus, incertezas e virtudes que se desdobram desse hábito tão assimilado no tecido social.



IDEIAS - Jogos on-line: desafios e virtudes sob uma perspectiva socioeducativa


Convidados:


Cláudio Lúcio Mendes, Professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras. Publicou o livro "Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação" pela Editora Papirus. Tem pesquisado e orientado investigações sobre Educação e Neurociência e suas relações com as tecnologias digitais e os jogos eletrônicos.


Kao Tokio, Graduado em Artes Cênicas e Educação Artística pelo Centro universitário de Belas Artes, com especialização em Mídias Interativas, pelo Senac de São Paulo. Foi curador e realizador da 1ª Mostra de Games Brasileiros, em 2004, no Sesc SP, onde também atua como agente cultural. Lecionou Game Design e Cultura de Jogos no Centro Universitário Ibero-Americano. É editor de conteúdo do Drops de Jogos, apresentador de programas na Rádio Geek e pesquisador.


Mediação:


Barbara Gutierrez: editora chefe no IGN Brasil e Versus Esports, sites especializados em games e esports do grupo Webedia. Em sua carreira na cobertura de jogos eletrônicos e entretenimento, Barbara já trabalhou em sites como Omelete, IGN Brasil, UOL Jogos e já realizou trabalhos em mídias impressas como a Revista eSports (Ed. Europa), Mundo Estranho (Ed. Abril), entre outras.


Apresentação:


Giovanna Togashi (doutora em Ciências e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo).


Assista o debate abaixo:






Sesc Ideias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário