Portal da Cidade Registro

Direitos

Sesc SP debate os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, hoje, às 16h

A conversa online acontece na página do Sesc SP no Youtube será aberta à participação do público, por meio de perguntas e comentários

Publicado em 15/07/2020 às 03:30

O tema do debate desta quarta-feira, dia 15, são os direitos das crianças e adolescentes em tempos de isolamento social. em comemoração aos 30 anos do  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com ele, crianças e adolescentes passaram a ser vistos a partir dos seus direitos com o reconhecimento da proteção integral de todas as pessoas com idade entre zero a dezoito anos. Sabemos que diversas mudanças aconteceram, que muitos direitos ainda não são respeitados e que existem desafios a serem superados.

Neste encontro, serão realizadas reflexões sobre os tempos atuais e como estão contemplados os direitos das crianças e adolescentes, além das perspectivas de um futuro incerto, mas que necessita de um olhar sensível sobre os diferentes contextos sociais e culturais que estes estão inseridos.



IDEIAS - 30 anos do ECA - perspectivas para as infâncias e adolescências

 

Lucineia Rosa dos Santos: Doutora em Direitos Humanos pela PUC /SP. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica nas áreas de Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Refugiados e no Direito da Criança e do Adolescente e na disciplina Direito de Igualdade Gênero – Racial. Advogada Militante nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e no Terceiro Setor.


Benedito Rodrigues dos Santos: Doutor em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley e pós-doutorado pelas Universidades Johns Hopkins e da Califórnia em Los Angeles. Foi um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, é pesquisador e consultor em políticas para as infâncias, adolescências e juventudes com atuação nos organismos das Nações Unidas, Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil e organizações não-governamentais internacionais como a Childhood Brasil.


Guilherme Perissé: Advogado e fundador do coletivo Advogados Ativistas, defensor dos Direitos Humanos em especial de crianças e adolescentes e mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC.   

                             

Mediação


Ana Cristina de Souza: Pedagoga com especialização em Gestão de projetos Culturais. Assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, cursa pós graduação com o tema "Escuta das Infâncias" na Casa Tombada, São Paulo.


Apresentação:


Sabrina da Paixão: Mestre e doutoranda em Educação pela FEUSP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.







#SescIdeias


Ideias é uma iniciativa do Sesc São Paulo de incentivo ao debate e à reflexão. O canal no Youtube do Sesc SP, sempre às 16h, abre um espaço para troca de ideias nos mais variados campos de atenção do contemporâneo.

As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas, diariamente em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos entre outros articuladores sociais ativos.

A programação busca abranger, assim, os temas e questões que estão na pauta do dia a dia, de modo a propor amplitude no enfoque interdisciplinar e sugerir aprofundamento com minúcia interpretativa, sem com isso perder o fio da complexidade do social.

Fonte:

Deixe seu comentário