Portal da Cidade Registro

Educação

SP expande o Programa de Ensino Integral para mais 18 escolas estaduais do Vale

Em todo estado serão 778 novas unidades

Publicado em 12/07/2021 às 23:15
Atualizado em

A partir de 2022, mais 18 escolas estaduais do Vale do Ribeira (veja lista abaixo) farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI).

O anúncio da expansão do programa para 778 unidades de todo estado foi feito nesta segunda-feira (12) pelo Governador João Doria e pelo Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares. 

“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria. 

No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades. 

“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli. 

“Com a escola de tempo integral podemos mudar destinos. Estamos em um novo tempo para a educação, em que o aluno precisa ser colocado no centro do aprendizado, tornando-se protagonista de seus desejos. Na escola ele terá o apoio integral de profissionais da educação. Quando ampliamos sua estadia na escola, estamos ampliando suas possibilidades”, disse Mirtes Vassão, vice-diretora da Escola Estadual Dinorá Rocha, de Iguape.

Mais escolas 

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. 

O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas. 

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022. 

Sobre o PEI 

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. 

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. 

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada. 

IDEB e alcance 

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa. 

O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”. 

– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.

– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.

– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs. 

95% de satisfação 

Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI: 

– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;

– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;

– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.


Novas PEIS na região do Vale do Ribeira: 

DE NOME DA ESCOLA MUNICÍPIO

MIRACATU BAIRRO PE DA SERRA IGUAPE

MIRACATU BIGUA MIRACATU

MIRACATU CLAY PRESGRAVE DO AMARAL ENGENHEIRO ITARIRI

MIRACATU CLODONIL CARDOSO IGUAPE

MIRACATU DINORA ROCHA PROFESSORA IGUAPE

MIRACATU ELVIRA SILVA PROFESSORA IGUAPE

MIRACATU JEREMIAS JUNIOR CORONEL IGUAPE

MIRACATU MARIA JOSE MORAIS DE CARVALHO PROFESSORA MIRACATU

MIRACATU PEDRO BARROS MIRACATU

REGISTRO ALAY JOSE CORREA VEREADOR REGISTRO

REGISTRO FRUTUOSO PEREIRA DE MORAES CAJATI

REGISTRO HIROSHI SAKANO REGISTRO

REGISTRO IRENE MACHADO DE LIMA DONA REGISTRO

REGISTRO JAYME ALMEIDA PAIVA DOUTOR ELDORADO

REGISTRO LUIZ DARLY GOMES DE ARAUJO PROFESSOR BARRA DO TURVO

REGISTRO MARIA DAS DORES VIANA PEREIRA PROFESSORA ELDORADO

REGISTRO ODETE PEREIRA GOULART SALES PROFESSORA ELDORADO

REGISTRO PREFEITO MARIO CORADIN BARRA DO TURVO

Fonte:

Deixe seu comentário