Portal da Cidade Registro

Vacinação

Unesp reúne cientistas experts para falar de vacinas à sociedade

Alexander Precioso, Helena Sato e Alexandre Naime farão palestras nesta quinta, às 14h

Postado em 11/02/2021 às 11:35 |

O Comitê Científico e o Comitê Unesp Covid-19, formados pela universidade em resposta à pandemia, reunirão na próxima quinta-feira (dia 11), às 14h, três cientistas experts em vacinação no encontro online “Atualização sobre vacinas e o Programa de Imunização no enfrentamento da Covid-19”, live que será transmitida pelo canal da Unesp no YouTube.

Os palestrantes serão os médicos Alexander Precioso, diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, que abordará os tipos de vacina, a segurança e a eficácia delas; Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) paulista, que fará uma explanação sobre o Programa de Imunização, uma das estratégias mais bem-sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial o programa de vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo; e Alexandre Naime, chefe do Departamento de Infectologia da Faculdade de Medicina da Unesp (FMB), câmpus de Botucatu, que detalhará como ocorrem os ensaios clínicos para a imunização e os registros das vacinas.

Como alertou o primeiro vídeo da campanha “Unesp pelas vacinas”, por meio da qual cientistas farão vídeos de esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, a desinformação antivacina espalha rumores sem nenhuma evidência científica e atrapalha a estratégia para salvar vidas nesta pandemia. “O principal objetivo da live é reunir esses especialistas, cientistas renomados, para esclarecer a população sobre vacinação utilizando uma linguagem técnica e, ao mesmo tempo, acessível para o grande público, no mesmo sentido do vídeo das vacinas”, afirma a professora Célia Regina Nogueira de Camargo, presidente do Comitê Científico da Unesp.

Iniciada no final de janeiro no Estado de São Paulo, a vacinação contra o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, já alcançou 900 mil pessoas em 642 municípios paulistas, segundo números contabilizados na noite desta segunda-feira (8) no portal Vacina Já SP. “Esta é a primeira de uma série de lives que vamos organizar em uma articulação entre os dois comitês formados na Unesp (em resposta à pandemia)”, diz o professor Jayme Augusto de Souza-Neto, cientista integrante dos dois comitês unespianos.

A live desta quinta pode ser acompanhada pelo canal youtube.com/unespoficial. Depois do encontro, os vídeos das palestras serão editados e as principais falas dos palestrantes ficarão disponíveis no mesmo canal, bem como a íntegra do encontro online.


Fonte:

Receba as notícias de Registro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário