Portal da Cidade Registro

Protocolo

Governo de S. Paulo esclarece sobre retomada de treinos de futebol

Os critérios foram estabelecidos pelo Centro de Contingência de Coronavírus do Estado

Publicado em 17/06/2020 às 22:00

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a retomada dos treinos de futebol a partir de 1º de julho, bem como a relação de providências a serem tomadas para garantir a segurança dos atletas, suas famílias, torcedores e população, foi definida com base em critérios técnicos e pareceres do Centro de Contingência de Coronavírus do Governo do Estado e amparada em discussões com órgãos representativos da área esportiva. 


Respeitando sempre as organizações públicas e privadas, mas sobretudo o compromisso de salvar vidas, representantes do Governo do Estado realizaram reuniões com clubes, Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo e Federação Paulista de Futebol antes da definição de retomada dos treinos.


O protocolo de retorno dos treinamentos prevê:

- testagem periódica de atletas e demais profissionais e medidas de distanciamento durante atividades,

- restrição do número de pessoas presentes,

- medição de temperatura,

- anamneses (“entrevista” individual quanto a sintomas),

- afastamento de suspeitos ou confirmados,

- uso obrigatório de máscara (exceto quando houver prejuízo ao desempenho dos jogadores),

- além da garantia de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os profissionais de saúde que trabalham diretamente com os jogadores. 


A pasta reitera que este protocolo sanitário e de segurança para os treinos foi submetido à análise e aprovado por especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, em consonância com a premissa de cada ação do Governo do Estado: clareza, coerência, consistência técnica e segurança para a retomada econômica do Estado.


Sobre o Centro de Contingência


O Centro é composto por dezoito especialistas que figuram entre os maiores nomes da área de Infectologia na Medicina brasileira, que se dedicam a analisar os cenários epidemiológicos do vírus em São Paulo, Brasil e mundo, e subsidiar a tomada de decisão no estado de SP. Isto ocorre e seguirá primordial para todas as medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19 no Estado de São Paulo, bem como os processos de retomada consciente das atividades não essenciais.

Fonte:

Deixe seu comentário