Portal da Cidade Registro

Mercado

A Black Friday no Vale do Ribeira

Black Friday tem que ser de verdade. Na dúvida, não faça

Publicado em 21/11/2022 às 20:22
Atualizado em

Muitos consumidores se perguntam se no comércio da nossa região existe Black Friday de verdade.
Sendo justa ou não, essa desconfiança tem fundamento. Seja por falta de estrutura ou planejamento, várias lojas acabam fazendo uma Black Friday “meia boca”, com descontos fracos e, pior ainda, grandes descontos em produtos com preços inflados.
As paródias como “tudo pela metade do dobro” já fazem parte do vocabulário do consumidor e fizeram com que estes ficassem alertas para essa prática.
Não é novidade que lojas aumentam seus preços no período que antecede a Black Friday, para promover o desconto no grande dia. Mas se engana quem pensa que o cliente não fez a lição de casa. Muitos clientes já pesquisam com antecedência aquele produto que pretendem comprar na Black Friday.
Para não sofrer consequências negativas, seja honesto com o seu cliente e avalie se cabe uma Black Friday no seu planejamento. Não caia no erro de praticar uma margem negativa só para encher a loja, porque o tiro pode sair pela culatra.
Se você não consegue fazer uma promoção de verdade, com os preços realmente baixos, é melhor admitir que não dá, do que ludibriar o cliente, e este, se sentindo enganado, não voltar a comprar com você e ainda compartilhar a sua insatisfação, o que pode causar prejuízos à reputação da sua empresa e, inclusive, prejudicar seu desempenho no Natal.
Agora, se couber no seu planejamento, é hora de analisar seu estoque para ver os produtos que podem ter os preços reduzidos de maneira considerável sem comprometer o seu faturamento, e analisar os números, além de conferir todos os custos da ação, inclusive os investimentos na decoração da loja, reforço de equipe, abastecimento do estoque e, é claro, a divulgação.
Além de tudo que falamos, é preciso ainda atenção com o atendimento, a qualidade dos produtos oferecidos e analisar com muito critério como será a sua comunicação para a ação.
Cuidar da imagem da sua empresa deve ser algo recorrente, mas nesse período é crucial. Um erro é capaz de afastar definitivamente o seu cliente.
Só existe um caminho para fazer uma Black Friday de verdade: oferecer os preços baixos que o seu cliente espera, com a qualidade e atendimento que ele conhece.
Black Friday tem que ser de verdade. Na dúvida, não faça 

Fonte:

Deixe seu comentário