Portal da Cidade Registro

Mercado

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional ajuda a reconhecer os próprios sentimentos, entender situações e saber agir com responsabilidade

Publicado em 24/08/2022 às 10:53
Atualizado em

Muito tem se falado de Inteligência Emocional nos últimos tempos, mas o que é ser inteligente emocionalmente? Saber conversar francamente consigo mesmo, reconhecer os diversos sentimentos, lidar com questões que te tirem da zona de conforto e agir com responsabilidade, são alguns pontos estudados.

Saber controlar as emoções é uma virtude. Em muitos aspectos da vida as pessoas acabam se desesperando e bloqueando oportunidades. Agir com inteligência emocional é saber lidar com os momentos de maior tensão com calma e respeito, principalmente sem ferir a si mesmo.

O aprendizado sobre inteligência emocional é sustentado por dois pilares: Autoconhecimento - quanto mais conhecimento a pessoa tem sobre si, mais inteligente ela é; e Gerenciamento das competências emocionais - mesmo que as emoções controlem uma grande parte da vida, saber administrar é fundamental para evitar estresses, dores e sentimentos negativos.

Saber aceitar os fracassos também faz parte do processo. Cair é normal para todos, se levantar é mais importante. Focar nos pontos bons e não nos ruins, saber que se você fracassou hoje é porque estava tentando realizar uma atividade. Mas não pára por aí, você se reergue e a atividade continua e assim por diante até obter sucesso.

Se colocar no lugar do próximo faz parte da educação emocional também. Tudo na vida acontece com todo mundo o tempo todo. Ficar frustrado é normal, mas carregar mágoas não. Entender que o outro pode estar em um dia complicado, saber traduzir as emoções claramente, ser cuidadoso, prestativo e amigo, evitar o pré-conceito e pré-julgamento acima de tudo, é como se pode trabalhar com a empatia.

Depois do que passamos, a inteligência emocional se mostrou ainda mais importante. Tudo o que podemos fazer é cuidar de nós e dos outros, acreditar nos nossos ideais, trabalhar duro e confiar que tudo vai dar certo.


Fonte:

Deixe seu comentário