Portal da Cidade Registro

Mercado

Cuidado o stress pode ser seu inimigo

Uma boa oportunidade para aprender a se livrar do stress no trabalho e cuidar da saúde mental

Publicado em 22/09/2022 às 11:24

Quem tem uma rotina agitada precisa tomar muito cuidado com pequenas atitudes para não ser consumido pelo stress do dia a dia, pois pode afetar fisicamente o corpo e a saúde, causando picos de pressão, ansiedade e até depressão. O trabalho pode abalar a estrutura emocional de uma pessoa, mas há algumas regras básicas que podem diminuir consideravelmente esse efeito.

Um profissional já tem que lidar diariamente com o stress causado pelo próprio trabalho - deadlines, responsabilidades, clientes e muitos outros - por isso, deixar que a convivência com colegas também afete sua sanidade é a última coisa que deve acontecer numa empresa.

Quando o problema do seu stress é o cansaço, a sugestão de Madalena é o diálogo. Quando for o caso, é importante conversar de forma sutil com o chefe e expor a sua situação.

Algumas dicas para tornar o dia mais produtivo e deixar o stress longe:

1.Entre em um bom ritmo logo cedo: Ao acordar, reserve cinco minutos para você. Ouça sua música preferida e garanta o bom humor para o dia. A música pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no trabalho, além de deixa o clima mais leve.

2.Preste atenção na sua postura: Com o passar das horas, policie-se para manter as costas retas e o corpo virado para a frente. Evite sentar sobre uma das pernas, pois isso reduz a circulação e pode chegar a causar dores.

3.Faça pequenas paradas: Os olhos e a mente precisam de descanso. Por isso, de hora em hora, levante-se e alongue o corpo novamente, ande, converse com um colega brevemente, e abstraia um pouco, antes de voltar às suas atividades. Distrair-se é preciso. Ler alguma matéria interessante, por exemplo, não irá afetar o seu desempenho. Só é preciso ter bom senso e não deixar o trabalho em segundo plano. Parar alguns minutos de manhã e de tarde ajudam a tornar o trabalho menos estressante.

4.Faça lanchinhos: Tenha sempre por perto alguns lanches saudáveis para não ficar com muita fome entre as refeições principais. A comida libera hormônios que causam bem-estar. Lembrando de não comer nada muito pesado no almoço, para evitar o sono e o stress causado por sua privação – e a consequente queda de produção por isso.

A partir do momento em que uma pessoa vive em sociedade e trabalha com mais pessoas – independentemente da quantidade de profissionais – ela está predisposta a ter que lidar com possíveis problemas e questões chatas que o emprego e a rotina oferecem. Mas esse não é o fim do mundo. Todos passam por problemas no trabalho, desde fofoca de colegas, desmotivação, falta de estrutura da empresa, às possíveis crises, etc. É preciso superá-los e não deixar que eles tirem a harmonia de sua vida.

Lembrando ainda que falar sobre o que te incomoda, dividir as frustrações e relaxar são atitudes muitos importantes para cuidar da sua saúde mental.

Fonte:

Deixe seu comentário