Portal da Cidade Registro

Educação

Educação Especial na Pandemia

...É importante ressaltar sobre o Currículo Funcional que essas instituições desenvolvem para atender e que ajudam no desenvolvimento das habilidades...

Publicado em 14/02/2021 às 21:49
Atualizado em

 A Educação Especial é uma importante modalidade (segmento) da Educação, sabemos que ela tem passado por muitas transformações até hoje. Com a pandemia, a Educação Especial precisou se adequar e, com as muitas experiências vivenciadas pelos gestores e pelos professores que compartilham tais experiências de erros e de acertos para adequação do ensino para os estudantes da Educação Especial, podemos dizer que em sua maioria foi um acerto relevante e que merece aplausos e todo reconhecimento por tais conquistas.

Deste modo, tampouco podemos esquecer do papel fundamental e primordial da família nesse processo de ensino, onde os gestores das APAEs no Estado relatam essa participação que os responsáveis por esses estudantes se propunham a ir à instituição buscar os materiais confeccionados pelos professores; materiais que estão em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, um currículo adaptado às necessidades desses estudantes, públicos alvos da Educação Especial, atendidos nas escolas mantidas pelas APAEs. É importante ressaltar sobre o Currículo Funcional que essas instituições desenvolvem para atender e que ajudam no desenvolvimento das habilidades do comportamento adaptativo dos estudantes. Junto com todos esses materiais, as famílias recebem as orientações descritas por meio da Rotina Semanal para direcionar os estudantes nas atividades da vida diária e nas atividades da vida prática.

 Esta é uma parceria que sempre deu certo entre a família e a Educação Especial. Em meio à pandemia, foi notório essa participação efetiva que, por um lado, reforçou e demonstrou o quanto é importante o papel da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência para ser um sujeito com mais autonomia.

 O papel dessas instituições na inserção e na promoção desses sujeitos com deficiência na sociedade mais inclusiva é fundamental. Cabe destacar que a Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAEs/SP), junto com as APAEs e em cooperação com as Secretarias municipais, promove capacitação e conscientização à sociedade; que o caminho para uma educação inclusiva é a participação de todos para essa efetivação.


Claudio Neves Lopes, mestre em Educação, doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), especialista em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul, professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação na área da Educação, autor de livro, escritor de artigos científicos para revistas especializadas e diretor-executivo da Revista Científica Educação.


Fonte:

Deixe seu comentário