Portal da Cidade Registro

Mercado

O líder é um guia, não um carrasco

Precisamos entender a liderança. Ela está presente em todos os ambientes sociais, não apenas no trabalho

Publicado em 29/10/2022 às 11:09
Atualizado em

A palavra “chefe” pode nos remeter à terríveis lembranças, mas como podemos falar sobre líderes. O que é ser um líder? Como fazer com que sua equipe tenha o melhor desempenho?

Precisamos entender a liderança. Ela está presente em todos os ambientes sociais, não apenas no trabalho. Em uma classe na faculdade, até em um clube de livros, sempre há alguém que guia os demais.

Alguém que passa confiança aos outros, que pratica empatia e que os inspira, é um líder.

Algumas dicas para melhorar sua liderança:

    • Seja presente e acessível: Procure estar mais vezes entre seus liderados, a convivência gera confiança, e quanto mais você puder conhecê-los, melhor se torna a comunicação.

    • Mostre-se interessado: Entendendo o trabalho de cada um e com um pouco de conversa, todos podem se sentir reconhecidos.

    • Atenção para a Inteligência Emocional: Não perca a paciência e mantenha o equilíbrio. Nem tudo dá certo sempre, encontrem juntos a solução e como melhorar os resultados futuros.

    • Seja exemplo: Seus colaboradores se espelham em você. Se exige que sua equipe seja sempre pontual, não se atrase. Se acredita que precisam de conhecimento técnico, se aprimore também.

Todos podem inspirar. Um bom líder deve aperfeiçoar a habilidade de aperfeiçoar os demais.

E os resultados vem. Pratique.

Fonte:

Deixe seu comentário