Portal da Cidade Registro

Mercado

Saúde mental no mercado publicitário

O tema vem preocupando cada vez mais. Afinal, quem trabalha nesse ambiente sabe muito bem como ele pode ser bem caótico

Publicado em 26/04/2022 às 08:52

Embora o discurso na pandemia tenha se voltado para o ESG - sigla para preocupações ambientais, sociais e de governança - não é bem o que os profissionais têm sentido na prática. 

Os profissionais são pressionados cada vez mais a desenvolver um número de ações com entrega em prazos da noite para o dia. O trabalho se intensificou na pandemia sob todos os aspectos, devido à dinâmica mais intensa das ações on-line, enquanto, paradoxalmente, houve uma redução da remuneração e dos clientes nesse período. As solicitações passaram a chegar via WhatsApp, com prazos muito curtos, inclusive para ações complexas. Esse tipo de exigência aumenta muito o estresse.

Sendo a publicidade um campo criativo, quando a pressão é muito grande e o tempo é curto, a criatividade sofre. Ela exige tempo, pesquisa, descanso…

A verdade é essa: o estresse faz parte da vida do publicitário. É um ambiente naturalmente caótico, por conta de todos os prazos apertados e exigências dos clientes que surgem quando menos se espera. Mas, isso não significa que o estresse não possa ser drasticamente reduzido. Com um planejamento eficiente e um controle mais eficaz, é possível manter a saúde mental.

* Há quase 20 anos no mercado publicitário, a sócia da Acesso Livre Propaganda, Gilsemara Candido Benute fala sobre desafios e oportunidades



Fonte:

Deixe seu comentário